Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Rede de Pesquisa e Grupo de Estudos da UFPA promovem roda de conversa com professora argentina
Início do conteúdo da página

Rede de Pesquisa e Grupo de Estudos da UFPA promovem roda de conversa com professora argentina

  • Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 14h35

 decol

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (Gepeif) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), em parceria com a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia promovem o evento “Dialogando com Zulma Palermo: Pedagogias Decoloniais/insubmissas/insurgentes, como maneiras de convocar formas de fazer, pensar o futuro do 'sul' desprendidas do patrimônio da modernidade”. O evento contará com a participação da professora argentina Zulma Palermo, da Universidade Nacional de Salta, fundadora da Rede Colonialidade/Modernidade, além de professores de outras instituições da Amazônia. O encontro acontecerá no dia 9 de abril e será transmitido pelo canal do PPGED/UFPA no YouTube e pela página do Gepeif no Facebook.

Voltado a professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, membros de grupos de pesquisa, militantes de movimentos sociais e a professores da rede básica de ensino, o evento visa discutir as pedagogias decoloniais e suas formas de fazer e pensar o futuro do "sul" global, desprendidas das formas de dominação moderna, assim como fazer a crítica decolonial ao modelo de conhecimento colonizador implantado com a dominação europeia. Serão apresentadas epistemologias de enfrentamento crítico ao paradigma moderno/colonial e das relações de colonialidade.

“Esta é uma temática que entra na academia a partir da década de 90 e apresenta outras formas de construir e fazer conhecimento com base nos saberes dos povos subalternizados e invisibilizados pelo saber colonial dominante. É uma temática recente, que tem como um dos marcos a constituição da rede modernidade/colonialidade nos anos 1996”, explica o professor Waldir Abreu, organizador e um dos participantes do debate.

Além do professor Waldir Abreu, outros docentes de diversas universidades da Amazônia também participarão da conversa, como a professora Adriane Lima, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA; o professor Alexandre Pereira, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); o professor João Colares, da Universidade do Estado do Pará (UEPA); e a professora Maria Auxiliadora, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A mediação dos debates será feita por Raphael Carmesin, doutorando do PPGED.

Participação internacional - A professora Zulma Palermo, da Universidade Nacional de Salta, é membro fundadora do Grupo Colonialidade/Modernidade. Esta rede deu início ao debate mundial sobre pensamento decolonial e pedagogias decoloniais na academia, ainda no ano de 1996. A docente é uma especialista na temática, com demais pensadores latino-americanos, estadunidenses e portugueses.

O encontro com a professora Zulma Palermo vai se dar em forma de diálogo, com uma breve apresentação, por 30 minutos. Em seguida, os demais professores debaterão com ela, por meio de perguntas que cada um fará de acordo com o seu campo de estudo. O mediador fará também as perguntas dos espectadores para a professora Zulma, as quais poderão ser enviadas pelo chat da transmissão ao vivo.

 

Serviço:

Evento “Dialogando com Zulma Palermo: Pedagogias Decoloniais/insubmissas/insurgentes, como maneiras de convocar formas de fazer, pensar o futuro do 'sul' desprendidas do patrimônio da modernidade”

Data: 9 de abril

Horário: 15h

Locais da transmissão: canal do PPGED/UFPA no YouTube e pela página do Gepeif no Facebook.

Não é necessário se inscrever para assistir ao evento.

 

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página