Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga homologação das inscrições e demanda das vagas no Processo Seletivo 2021

• Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 17h04

PS 2021 Homologacao Demanda Portal

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou, nesta terça-feira, às 17h, o resultado da homologação das inscrições no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). Para verificar se a inscrição foi homologada, o(a) candidato(a) deve consultar sua área de inscrição. Ao todo, 79.881 inscrições foram homologadas entre as 80.728 solicitações de inscrições no processo. A expectativa é que o listão com os nomes dos aprovados seja divulgado na próxima semana.

A homologação se baseia na conferência dos(as) candidatos(as) inscritos(as) no PS 2021 que apresentaram dados na base de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Candidatos não homologados podem apresentar recurso até as 17h desta quinta-feira, 8 de abril. Os recursos deverão ser dirigidos à Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e protocolados no horário das 8h às 12h ou das 14h às 17h, no Protocolo Geral da UFPA, localizado no térreo do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, no bairro Guamá, em Belém, ou nas secretarias dos campi localizados nos municípios do interior do estado do Pará.

Demanda – O CEPS também disponibilizou a demanda por oferta de curso e por grupo de vagas do PS 2021. Confira no quadro abaixo as dez ofertas de cursos mais concorridos e menos concorridos em 2021, considerando a demanda apenas das vagas de ampla concorrência:

PS 2021 Homologacao Demanda Mapa concorrencia

Para avaliar a demanda do seu curso, o(a) candidato(a), primeiramente, precisa considerar o seu perfil de inscrição, que indicará a que grupos de vagas está concorrendo. Por exemplo, no caso de um(a) candidato(a) que se inscreveu para o curso de Medicina (primeira entrada) com perfil que atende aos requisitos da Cota Escola/PPI, ele(a) concorre às vagas dos grupos A (Ampla Concorrência), B (Cota Escola) e D (Cota Escola/PPI). Na planilha da demanda dessa oferta de curso, ele(a) verá que a demanda para as vagas da ampla concorrência (37 vagas) é de 114.78 candidatos(as)/vaga; nas vagas da Cota Escola (2 vagas), a demanda é de 1.203.50 candidatos(as)/vaga; e nas vagas da Cota Escola/PPI (13 vagas), a demanda  é de 106.46 candidatos(as)/vaga. Dependendo do grupo de vagas, a concorrência será maior ou menor e será acumulativa (aumenta a possibilidade de ingresso) se o(a) candidato(a) tiver perfil para concorrer em mais de um grupo.

No caso das vagas que aparecem na planilha sem inscritos concorrentes, elas serão redistribuídas para outro(s) grupo(s) de concorrência no momento do preenchimento das vagas, de acordo com as prioridades previstas no item 7 do edital. E no caso de grupos sem vagas, os inscritos concorrerão apenas nos demais grupos em que houver vaga distribuída, sempre participando da ampla concorrência.

Oferta - O PS UFPA 2021 disponibiliza 7.355 vagas em 196 ofertas de cursos sediados em 19 municípios paraenses, incluindo 196 vagas adicionais reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Foi concedida a isenção da taxa de inscrição a 66.936 candidatos (83%).

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional