Página inicial > Ultimas Notícias > Serviço de transcrição de textos para o Sistema Braille favorece a inclusão de estudantes com deficiência visual

• Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 13h44

Sistema Braille Portal

Para conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual no sistema educacional do Brasil e promover a reflexão sobre a utilização de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com baixa visão,  o dia 8 de abril é celebrado como o Dia Nacional do Sistema Braille. A data foi escolhida em alusão ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil.

O Sistema Braille é um sistema de escrita de leitura tátil para pessoas cegas e de baixa visão, constituído por um arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em 63 combinações. O conhecimento do código e sua correta utilização favorece aos leitores uma influência positiva na educação. O sistema é o processo de escrita em relevo mais adotado em todo o mundo, é aplicado na leitura de língua portuguesa, mas também possui extrema importância para disciplinas que envolvem simbologia matemática, química, fonética, de informática, musical etc.

Na UFPA, para garantir essa inclusão dos estudantes, a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) disponibiliza um serviço de transcrição de textos para o Sistema Braille para pessoas com deficiência visual. A solicitação para o uso do serviço deve ser feita pelas Unidades acadêmicas da Universidade, por meio do site da Coordenadoria de Acessibilidade. O intuito é continuar a produzir obras em relevo para proporcionar iguais oportunidades de ler e aprender a todos da comunidade acadêmica.

"Estar proporcionando este serviço na UFPA é muito importante, pois, para termos uma universidade mais inclusiva, é necessário levar em consideração a particularidade de cada discente com deficiência visual. O Sistema Braille proporciona maior independência e autonomia na escrita e leitura, o que consequentemente também proporciona maior facilidade de comunicação e de socialização, já que o Braille é uma das maneiras que as pessoas com deficiência visual utilizam para sua interação com o mundo", afirma o professor Jordan França, técnico da Coordenadoria de Acessibilidade da Saest/UFPA.

Transcrição em Braille - A solicitação do serviço de transcrição em Braille pode ser realizada pelos Núcleos de Acessibilidade dos campi, pelas faculdades, pelo professor ou pelo próprio aluno com deficiência visual, dependendo da demanda. Para solicitar, a Unidade, Subunidade ou interessados devem enviar um requerimento, que está disponível no site da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., anexando o documento para ser transcrito. Podem ser enviados para transcrição: materiais didáticos a serem utilizados em sala de aula, livros, apostilas, partituras, mapas, placas de localização e outros.

O texto é encaminhado para o profissional transcritor Braille da CoAcess, passa por um processo de adaptação em um programa (Braille Fácil) e, então, é impresso em uma impressora específica para o Sistema Braille e entregue ao destinatário.

“Dois discentes cegos de Matemática  já passaram por seus cursos utilizando, inteiramente, o Sistema Braille como ferramenta de estudos. Duas unidades (Núcleos de Acessibilidade) também já solicitaram o sistema. É importante incentivar essa inclusão", garante o professor Jordan França.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA