Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA disponibiliza diferentes canais de acolhimento psicológico para estudantes e servidores

• Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 18h38

Apoio psi portal

Em tempos de pandemia, ter apoio para manter uma boa saúde mental é fundamental para o enfrentamento do isolamento forçado e de um cenário de perdas. Para ajudar a comunidade acadêmica da UFPA e externa nesse período, estão disponíveis alguns canais de atendimento psicológico que acolhem estudantes, docentes, servidores em todo o estado e a população em geral. O intuito dos serviços é amenizar as consequências emocionais resultantes da crise sanitária, social e dos desafios diários.

O atendimento e o acolhimento possibilitam a diminuição do sofrimento psíquico por que muitas pessoas estão passando decorrente do medo diante das hipóteses de contrair a Covid-19 e/ou de possíveis perdas em consequência da doença. Os canais oferecem auxílio psicossocial e apoio emocional em diversos campi da Universidade, estendendo-se desde a comunidade da UFPA até seus familiares.

"É muito importante o atendimento para as pessoas da UFPA, principalmente para aqueles que já tinham proximidade e realizavam acompanhamento no projeto  antes da pandemia. Essas pessoas são mais vulneráveis e as ações de apoio, neste momento, garantem suporte emocional diante das incertezas, tanto na saúde e nas condições sanitárias que estão ocorrendo nas comunidades de origem desses estudantes quanto na própria cidade ou na região metropolitana onde a maioria deles vive", afirma a professora Maria Eunice Guedes, da Faculdade de Psicologia da UFPA.

De acordo com a professora, em dezembro de 2020, a procura pelo serviço tinha se estabilizado. Mas, a partir de janeiro de 2021, a busca pelos canais passaram a se assemelhar às que ocorreram em abril, maio e julho do ano anterior.

Canais de atendimento - As ações oferecidas pelos projetos da UFPA atendem à comunidade acadêmica e podem auxiliar também a comunidade externa. O apoio ocorre em diversos campi em todo o estado, pois a ideia é conseguir abarcar a maior quantidade possível de estudantes, docentes e servidores por região. Então, cada canal de atendimento possui uma maneira de atuação voltada ao auxílio psicológico.

A Clínica Psicológica Virtual da UFPA realiza o atendimento por meio de ligação, de segunda-feira a sábado. O apoio virtual é voltado para a população interna e externa da UFPA, profissionais de saúde, estudantes indígenas, quilombolas e seus familiares e comunidade. No site do projeto, os interessados podem consultar os horários, o responsável pelo atendimento durante a semana e as formas de contato.

A Clínica de Psicologia da UFPA também tem oferecido atendimento remoto. O serviço é realizado por meio de contato telefônico, de terça-feira a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h. Não é preciso agendamento prévio. Os contatos de WhatsApp de apoio são: (91) 98429-0279, para falar com Roseane; e (91) 98382-9628, para falar com Fernanda.

Por sua vez, a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) disponibiliza um canal virtual para apoio psicológico voltado para estudantes do Campus Belém da UFPA. O funcionamento ocorre pelo WhatsApp: (91) 981840694, nas segundas-feiras, das 12h30 às 16h30; e nas quartas-feiras, das 7h30 às 11h30. Não é necessária a inscrição prévia. Mais informações na página da Saest.

Para os servidores da UFPA e seus dependentes, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) disponibiliza o atendimento psicossocial. A solicitação deve ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por meio do Sagitta. As orientações e os atendimentos são realizados remotamente pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT).

No Campus Altamira da UFPA, o Projeto de Assistência Estudantil e Assessoramento Pedagógico (Pases) realiza atendimento psicológico para a comunidade acadêmica. Para receber o apoio, é preciso enviar mensagem ao Facebook ou ao Instagram do projeto, solicitar e agendar o atendimento.

Há ainda o grupo de suporte social "Eu te apoio, tu me apoias, nós nos apoiamos", do IFCH/UFPA, que realiza reuniões virtuais quinzenalmente, via Google Meet, para ajudar psicologicamente técnicos, docentes e outros servidores das unidades da UFPA. Para participar, é preciso enviar uma solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o número de WhatsApp para receber o link de acesso.

Por fim, o Projeto Acolher organizou uma lista com os contatos de diferentes canais de atendimentos psicológicos para a comunidade externa em geral. Acesse a lista de canais.

Cartilha de apoio - As cartilhas também são ferramentas importantes para contribuir com as orientações para o auxílio ao enfrentamento de desafios emocionais e psicológicos que afetam o desenvolvimento da vivência acadêmica. Por este motivo, o Projeto Roda Vida e a Saest produziram uma cartilha com informações sobre procedimentos para acolher, escutar de forma qualificada e avaliar a possibilidade de acompanhar estudantes em condições de vulnerabilidade emocional. A cartilha está disponível aqui e nas redes sociais do Projeto Roda Vida.

Canais de atendimento psicológico para a comunidade acadêmica e externa da UFPA.

Link para cartilha e ações do Projeto Roda Vida e Acolher

Lista de atendimento no Pará.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA