Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aprovados em Medicina ocupam as nove primeiras colocações no PS 2021
Início do conteúdo da página

Aprovados em Medicina ocupam as nove primeiras colocações no PS 2021

  • Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 17h28

PS 2021 primeiros colocados Portal00

A Universidade Federal do Pará divulgou, nesta quarta-feira (14), o resultado de seu Processo Seletivo 2021 (PS 2021). O anúncio dos candidatos classificados, pela primeira vez, foi realizado de forma totalmente on-line, em razão da pandemia de Covid-19. Entre os dez primeiros colocados da seleção, nove optaram pelo curso de Medicina para a cidade de Belém, e um, o décimo colocado, escolheu o curso de Economia, também para a capital.

Aprovado no segundo lugar geral do PS 2021, o estudante Eduardo Lobato recebeu a notícia de sua classificação com muita emoção e ficou sem palavras para expressar  exatamente o que sentiu no momento do resultado. “É um alívio, eu sinto que todos os esforços que fiz valeram a pena com esse resultado”.

Em meio à pandemia, Eduardo Lobato, que era estudante do terceiro ano do ensino médio, teve que se organizar para conseguir continuar seus estudos em casa, de forma efetiva. “Eu não queria fazer nada de exagerado, para não acabar ficando exausto. Então segui uma rotina de estudos mais equilibrada”, contou.

PS 2021 primeiros colocados Portal01Para a terceira colocada, Maria Victória Conde, a adequação aos estudos de forma on-line também foi difícil. Embora a caloura já tivesse sido aprovada em outras instituições privadas, ser aprovada na UFPA significou a realização de um sonho.

“No ano passado, eu fiquei triste por não ter sido aprovada e por ter que voltar ao cursinho, e ainda tive que enfrentar a dificuldade de me adaptar ao cursinho no formato EaD. Decidi viver um dia de cada vez, me esforçando, mas reconhecendo meus limites”. Quando perguntada sobre seu sentimento ao saber que havia sido classificada, Maria Victória resumiu em uma palavra: "Êxtase!".

Emoção de mãe - Simone Conde, mãe de Maria Victória Conde e professora do curso de Medicina da UFPA, contou da emoção, do sentimento de gratidão que vivenciou ao receber a notícia de que a filha foi aprovada no curso em que ela dá aulas há mais de 20 anos. “Sempre foi o sonho dela estudar Medicina e, mesmo com tantas dificuldades no ano passado, ela se esforçou, perseverou e conseguiu realizar esse sonho. Para mim, é muita felicidade, ainda mais sabendo que ela foi aprovada em um curso tão bonito, para cuidar da vida do próximo”, contou.

PS 2021 primeiros colocados Portal03Os dez primeiros - Os nove candidatos mais bem colocados no PS 2021 são do curso de Medicina: Victor Hugo da Costa Bartocci (1º); Eduardo Cunha Lobato (2º); Maria Victória Souza da Silva Conde (3º); Leonardo Machado Sampaio (4º); Hellen Jost Evaldt (5º); Paula Larissa Baia Lima (6º); Savio Roberto SIlva Costa (7º); Vivian de Lima Brabo (8º); Antônio Luiz de Deus Filho (9º). 

Já o candidato classificado em décimo lugar geral foi aprovado em Economia. Pedro Arthur Albuquerque conta que, ao receber a notícia de que havia conseguido uma nota alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a ser questionado sobre o curso que escolheu, por não ser um dos tradicionais concorridos, e explicou que Economia é sua paixão.

“Eu havia trocado de curso algumas vezes, mas acabei voltando para Economia. Acredito que a aprovação seja uma mensagem de que, independente de nota ou outra coisa, as pessoas devem escolher aquilo que gostam”, ressaltou.

Texto: Pedro Aviz - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página