Projeto de Extensão do curso de Terapia Ocupacional da UFPA realiza promoção no desenvolvimento de crianças autistas
O Projeto “Promoção das ocupações de crianças com alterações no desenvolvimento” é um projeto de extensão vinculado ao curso de Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa prestar atendimento terapêutico ocupacional a famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa tem como finalidade promover melhora na participação ocupacional, ou seja, nas atividades cotidianas, maior independência e autonomia das crianças de até oito anos, por meio de atividades específicas, além de orientação e treinamento para os pais.
Atualmente, as atividades do projeto incluem reuniões virtuais de equipe para o planejamento de ações, atendimentos virtuais semanais com as mães das crianças para orientação e acompanhamento e criação de recursos audiovisuais para as crianças ou para as mães. Esses recursos podem ser cartilhas, vídeos, histórias sociais, quadros de rotina, folhas de registro para os pais, entre vários outros. Todos os materiais são baseados nos planos terapêuticos individuais, respeitando as demandas e as preferências de cada criança/família.
A coordenadora do projeto, professora Glenda Miranda da Paixão, explica que a sessão on-line consiste no feedback das cuidadoras dos pacientes acerca das atividades propostas na semana anterior, relato sobre o desempenho, eventuais dificuldades na execução e informes a respeito do quadro geral da criança, além da apresentação e discussão dos materiais de suporte para a semana seguinte. “Através destes recursos e materiais, já foram executados ensinos referentes a Atividades de Vida Diária, principalmente na área de autocuidado, função social e brincar”, afirma.
Metas alcançadas - Até o final de 2020, foram produzidos 22 vídeos (instrucionais para as mães, videomodelação para mães e crianças e motivacionais para as crianças); três histórias sociais para as crianças (sendo dois quadrinhos e um livro) e 25 cartilhas com instruções para as mães. Além disso, confeccionaram-se três modelos de registro, painel e fichas para procedimento, dois livros de historinhas e um modelo de organização de rotina. Ainda até o final de 2020, mais de 40 atendimentos haviam sido realizados.
Segundo dados da primeira versão do projeto, em 2020, conforme aponta Glenda Miranda, “pode-se dizer que as ações têm promovido maior participação das crianças em suas atividades cotidianas, melhorando o desenvolvimento ocupacional, a participação familiar e social, o brincar, as atividades escolares, as atividades de vida diária (uso do banheiro, alimentação, vestir etc) e as atividades do lar, promovendo autonomia, independência e inclusão”.
“O projeto tornou-se ainda mais relevante no período pandêmico, uma vez que a maioria das crianças teve suas atividades terapêuticas e escolares interrompidas, concentrando suas necessidades apenas no ambiente doméstico. Assim, o projeto permitiu continuidade de uma atenção terapêutica e ainda manteve suporte às mães sobre como lidar com as necessidades de seus filhos”, considera a coordenadora.
Expectativa - Faz parte do projeto um total de 11 pessoas, e todas as crianças atendidas têm diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. As crianças atendidas via telemonitoramento são aquelas que já foram atendidas de forma presencial anteriormente, segundo prevê a Resolução 516 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de março de 2020. “A meta para quando houver maior segurança sanitária e pudermos fazer avaliações presenciais é incluir mais 10 crianças no projeto”, espera a professora Glenda.
Serviço:
Famílias com crianças autistas interessadas em participar das atividades do projeto podem ligar para a secretaria da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA (FFTO), por meio do número (91) 32018892, deixando dados e contato telefônico.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
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