UFPA integra rede de cooperação internacional
A Comissão Fulbright Brasil, no intuito de promover os estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, apresenta a Fulbright Interdisciplinary Network (FIN), em parceria com cinco universidades brasileiras e apoio da Embaixada dos EUA. A iniciativa inclui intercâmbio nas instituições participantes. O lançamento oficial da rede de cooperação será marcado por evento on-line gratuito, além da publicação do primeiro episódio do FINcast, podcast com contribuições de professores e pesquisadores da rede interdisciplinar.
A FIN busca aproximar as comunidades acadêmicas e, de forma mais ampla, as sociedades no Brasil e nos EUA, por meio da produção e promoção de debates e trocas através de eventos, conferências e publicações acadêmicas. Além da Fulbright Brasil e da Embaixada dos EUA, a iniciativa conta também com a participação da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As instituições participantes integram também o Fulbright Distinguished Scholar Awards Interdisciplinary Network, que concederá bolsas a renomados professores e pesquisadores norte-americanos para participar das atividades da FIN no Brasil.
Inicialmente, e ao longo de três anos, a iniciativa possibilitará a vinda de quinze pesquisadores norte-americanos ao Brasil para atuar em suas áreas que incluem estudos raciais, ciência política, relações internacionais, sustentabilidade, linguagem e identidade. “Com esta primeira ação, parte de outras tantas que estamos planejando para a FIN, queremos trazer para o país os melhores e mais atuantes pesquisadores norte-americanos dessas áreas e, com isso, qualificar ainda mais o conhecimento e o debate sobre os EUA no meio acadêmico e na sociedade brasileira”, afirma Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil.
Para marcar o início dos trabalhos da FIN, na terça-feira, 20 de abril, às 18h, no canal de YouTube da Comissão Fulbright no YouTube, o professor doutor Juliano Cortinhas, do Instituto de Relações Internacionais da UnB, abre os trabalhos da FIN com a aula magna “2021: o que mudou desde a concepção do governo dos EUA?”. O evento é gratuito e o público poderá participar e interagir com o professor enviando dúvidas. Já o FINcast, podcast desenvolvido pela rede de cooperação, está disponível nos principais agregadores, como Spotify, Apple Podcasts e outros. Nos dois primeiros episódios, Luis Pedroso e Juliano Cortinhas discutem a concepção do governo e a construção da política dos EUA.
A programação completa dos eventos de lançamento da Fulbright Interdisciplinary Network pode ser acessada no site www.finetwork.com.br.
Texto e arte: Divulgação Comissão Fulbright Brasil
Redes Sociais