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Programa de Apoio à Publicação Qualificada recebe submissão de propostas

  • Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 15h27

PAPQ PROPESP Portal

 

Está aberto o período de submissão de propostas ao Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ). A solicitação pode ser feita à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em fluxo contínuo, até o dia 30 de novembro ou até alcançar o limite do recurso disponível.

O apoio ofertado pelo programa será por meio do custeio de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens (ou ilustrações) e taxas de publicação de artigos em revistas estrangeiras, bem avaliadas em cada área de conhecimento, de acordo com o Qualis vigente. O público-alvo, são exclusivamente, professores, técnicos, discentes da UFPA, integrantes de Grupo de Pesquisa (GP) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, incluindo discente egresso com artigo relacionado ao trabalho realizado em um PPG stricto sensu, da UFPA.

Para apoiar as propostas, será destinado R$1.000.000,00 (um milhão de reais), do orçamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para o ano de 2021, e não haverá limite de concessões por PPG ou por proponente. Para os serviços de pessoa física (tradução, revisão ou confecção de imagens), o valor máximo para pagamento será de R$2.000,00 (dois mil reais). 

Como uma forma de dar suporte aos participantes de diferentes unidades, a Propesp irá promover uma oficina sobre a submissão ao Edital PAPQ, que ocorrerá neste ano, pelo Sipac. A capacitação ocorrerá no dia 7 de maio, às 10h30, e será ministrada pelo servidor Cristian Mayko Carvalho da Costa, com acompanhamento da equipe da Diretoria de Pesquisa, por meio da Plataforma Google Meet. Para se inscrever, acesse o formulário on-line.

Requisitos - Os artigos apoiados devem ter como primeiro autor um docente, técnico ou discente da UFPA, participante de GP cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. A publicação deve ser em revista científica classificada como A1 ou A2, ou em revistas B1, desde que esta tenha um discente como primeiro autor do artigo. A solicitação de apoio deve ser apresentada no Formulário de Inscrição da Proposta (disponível na submissão no Sipac), assinado pelo pesquisador, responsável pela orientação da pesquisa.

O beneficiário do apoio é obrigado a submeter o artigo para publicação na revista indicada na solicitação, no prazo de 60 dias após a concessão do auxílio. É obrigatório, ainda, que este realize uma atividade (palestra, curso, workshop etc.) para os alunos de graduação a fim de divulgar o trabalho publicado no prazo de 60 dias após a concessão. Na publicação do artigo, também deverá constar a menção ao apoio da Propesp/UFPA. Caso o artigo não seja aceito pela revista, o proponente deverá fazer nova submissão à mesma revista ou a outra, de qualidade equivalente, e deverá apresentar à Propesp o comprovante de submissão no prazo de 60 dias.

Submissão de propostas - As solicitações para o apoio devem ser encaminhadas pela mesa Virtual do Sipac, dirigidas à Diretoria de Pesquisa da Propesp. A avaliação e a contratação das propostas aprovadas serão realizadas por ordem de chegada à Propesp, até o limite do recurso disponível. 

Para realizar a inscrição, é preciso encaminhar: formulário de Inscrição de Proposta (disponível ao iniciar a submissão no Sipac), assinado pelo solicitante, pesquisador orientador da proposta; cópia do artigo a ser publicado; três propostas e documentos pessoais (cópia de RG, CPF, PIS/Pasep/NIT e comprovante de residência) e Certidão Negativa, no caso de pagamento de serviço de tradução a ser realizado por pessoa física; comprovante de participação em GP no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; comprovante do Qualis mais recente da Capes, para casos de artigo já aceito para publicação; Registro no Sipac/Siasgnet (feito pela CPGA da Unidade do proponente) das três propostas nacionais, quando for o caso de pagamento de serviço de tradução, realizado por pessoa física ou jurídica nacional.

Caberá ao beneficiário providenciar e atestar a prestação do serviço e acompanhar a execução do pagamento pela Proad. No caso de serviços de tradução, revisão e preparo de imagens ou ilustrações, o pagamento será efetuado diretamente ao prestador do serviço, sendo pessoa física ou jurídica. Os pagamentos de taxas de publicação serão efetuados pela UFPA diretamente à revista ou através de ressarcimento da despesa realizada pelo autor.

Serviço:

Submissão de propostas ao Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ). 

Inscrição até 30 de novembro de 2021

Local: Diretoria de Pesquisa (DPQ), da Propesp.

Edital completo

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

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