Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher promove roda de acolhimento para estudantes de pós-graduação da UFPA

• Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 17h45

Acolher abril Portal

Na próxima quarta-feira, 28 de abril, o Projeto Acolher, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (NTPC/UFPA), irá realizar mais uma roda de acolhimento para estudantes de pós-graduação da UFPA. A ação ocorrerá às 17h, na Plataforma Google Meet. Os interessados devem fazer inscrição, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário on-line.

O objetivo das rodas de conversa on-line do Projeto Acolher é criar um espaço de acolhimento para os estudantes de todas as pós-graduações da UFPA, incluindo Residências, que vivenciam questões emocionais relacionadas à pós-graduação, como bloqueio de escrita, ansiedade relacionada ao mestrado ou ao doutorado, problemas de relacionamento com orientador(a), entre outros.

Os encontros não contam com a presença de docentes, para que os participantes não se sintam constrangidos ou desconfortáveis e possam falar livremente sobre o que os têm preocupado. Com a presença de voluntários de Graduação de Psicologia, os participantes podem trabalhar suas questões emocionais com seus pares e, juntos, encontrar possíveis soluções para seus problemas.

Com a continuidade da pandemia e o isolamento, a professora Rachel Ripardo (NTPC/UFPA), coordenadora do projeto, alerta para a necessidade de falar sobre seus sentimentos e emoções. “O momento ainda é de muitos desafios, perdas e dificuldade em relação à pós-graduação, e o investimento em saúde mental não é supérfluo, mas essencial para uma formação saudável”, aponta Rachel Ripardo.

Além das rodas de conversa, o Projeto Acolher também atua na rede social Instagram, no perfil @acolher_ufpa, com postagens semanais sobre os temas relacionados à atenção à saúde emocional e sobre a realização de acolhimentos individuais pontuais, por meio do recurso da mensagem direta.

Roda de acolhimento do Projeto Acolher UFPA

Data: 28 de abril de 2021

Horário: às 17h

Local: plataforma Google Meet

Inscrições via formulário on-line para receber o link de acesso à sala virtual.

Mais informações podem ser conferidas no perfil do projeto, @acolher_ufpa.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA