Página inicial > Ultimas Notícias > Progep oferta capacitação para a elaboração e o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas

• Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 15h47

curso pdp progep ufpa02

Para auxiliar as unidades da UFPA na elaboração e no acompanhamento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP),  a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), oferecerá um curso para abordar a temática no período de 3 a 7 de maio. O facilitador será o servidor Cleonildo Nahum, administrador que atua como assessor de Planejamento, Orçamento e Finanças  na Progep.

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um documento que prevê as iniciativas de desenvolvimento dos servidores a serem realizadas ao longo de um ano.  Nele devem constar todas as ações de capacitação e qualificação (tais como cursos, oficinas, simpósios e pós-graduação) requeridas pela unidade. Sua elaboração é importante para que seja garantida a realização desses eventos, bem como a plena concessão de afastamentos e licenças com essa finalidade.

O curso objetiva capacitar o servidor na utilização dos instrumentos e das ferramentas necessárias na elaboração do PDP da sua unidade, possibilitando realizar o acompanhamento da sua execução e das principais despesas, obedecendo às previsões legais e institucionais, conforme manifestação técnica do órgão central do Sipec para o ano de 2021.

A capacitação será realizada na modalidade on-line, das 14h às 17h, com aulas síncronas (ao vivo) nos dias 3, 5 e 7; e assíncronas nos dias 4 e 6. O público-alvo é composto pelos servidores, gestores e coordenadores de Planejamento de Gestão e Avaliação (CPGAs) das unidades com recursos alocados no Plano de Gestão Orçamentária (PGO) ano 2021.

Ao final do curso, os servidores estarão aptos a identificar os instrumentos necessários a serem utilizados na elaboração do plano, reconhecer a obrigatoriedade da elaboração dos relatórios mensais e anuais de prestação de contas e de avaliação da execução; organizar o planejamento da execução física e orçamentária das ações de desenvolvimento de pessoas de suas unidades e identificar os instrumentos de planejamento e controle utilizados na UFPA que norteiam a execução orçamentária do desenvolvimento de pessoas.

Como participar - O curso possui carga horária de 20h, e os interessados devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 28 de abril. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas" e consultar "turmas abertas". A efetivação da inscrição depende da aprovação do agente de capacitação do setor ou do chefe imediato do servidor. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse isso, para a seleção, serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

O material de aula será disponibilizado no ambiente google sala de aula, que também será utilizado para interação entre alunos e facilitador(a). Para ter acesso à ferramenta, é imprescindível disponibilizar, no ato de inscrição, um e-mail pessoal ou institucional do Google. Os selecionados receberão, via e-mail, orientações de acesso à sala de aula virtual.

Curso de Elaboração e Acompanhamento do PDP da UFPA
Data: 3 a 7 de maio