Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA participa de estudo multicêntrico nacional sobre avaliação do cuidado de enfermagem em pacientes com Covid-19
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar da UFPA participa de estudo multicêntrico nacional sobre avaliação do cuidado de enfermagem em pacientes com Covid-19

  • Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h17

profissionaldasaude EBSERH

A partir do mês de abril e até dezembro deste ano, professores da Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam, com mais nove instituições de ensino federais, de um estudo multicêntrico que objetiva avaliar o cuidado de enfermagem em pacientes com Covid-19 em hospitais universitários do Brasil. No Pará, profissionais de enfermagem, gestores e pacientes do Complexo Hospitalar Universitário (CHU-UFPA) contribuirão com a pesquisa, que segue coletando dados até dezembro.  

O estudo, conduzido pelo Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (Gepades) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado por meio do preenchimento de um formulário, por meio do  qual serão analisados o ambiente de trabalho da enfermagem no cuidado a pacientes com a Covid-19, as estratégias de continuidade do cuidado após a alta hospitalar, bem como as descrições das recomendações dos profissionais de enfermagem para a melhoria da atenção à saúde no enfrentamento à Covid-19 e a outras possíveis pandemias. A lista de profissionais da linha de frente foi cedida pela Divisão de Enfermagem do Hospital Barros Barreto (HUJBB), e a coordenação da pesquisa já iniciou os contatos dos profissionais por e-mail e telefone.  

Também será feito levantamento de dados com alguns pacientes que foram acometidos pela Covid-19 e com gestores dos hospitais participantes da pesquisa. No total, 10 instituições participam do estudo multicêntrico, que são: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão avaliados os profissionais dos 10 hospitais de ensino vinculados a essas instituições.  

“A prática de enfermagem influencia diretamente na qualidade assistencial, segurança do paciente/profissional e busca pela excelência dos resultados institucionais, por isso os resultados obtidos com essa pesquisa poderão ser utilizados no direcionamento de prática clínica, educação e políticas de saúde”, afirma o professor Carlos Leonardo Cunha, coordenador da pesquisa no âmbito da UFPA. Ele esclarece que a logística da pesquisa será realizada sem que prejudique as rotinas de trabalho dos profissionais. Caso alguém não tenha sido contatado e queira dar sua contribuição, basta entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Relatos de experiência - Ao longo do período do estudo multicêntrico, o Gepades está promovendo webinários para a troca de experiências sobre o cuidado em enfermagem nos hospitais universitários. No dia 22 de abril,  as enfermeiras Danielle Tuma e Glória Martins expuseram um relato sobre os fluxos de trabalho para atendimentos de pacientes com Covid-19 no Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. Para acessar, clique aqui. Os webinários acontecerão ao longo do ano para incentivar o intercâmbio de estratégias de cuidado nos hospitais participantes. 

Texto: Paola Caracciolo - Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação Gepades

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página