Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa de Programa de Mobilidade da Andifes. Estudantes de graduação poderão cursar disciplinas em outras universidades federais.

• Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h30

Promover Andifes Lancamento Portal

No próximo dia 6 de maio, será lançado o edital da segunda edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, o Promover Andifes. A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das 12 instituições que participam desta iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). De 6 a 12 de maio, estudantes da UFPA poderão se inscrever em componentes curriculares a serem ofertados.

Interação acadêmica, contato com diferentes perspectivas, versatilidade na formação: essas são algumas das oportunidades propostas aos(às) estudantes por meio da mobilidade virtual em disciplinas de graduação ofertadas pelas universidades participantes do programa.

“Temos as melhores expectativas com o ingresso da UFPA na rede de universidades participantes do Programa Promover Andifes. Acreditamos que esta será uma oportunidade valiosa para nossos(as) discentes, que poderão enriquecer a sua formação, interagindo com professores(as) e estudantes de outras instituições brasileiras. Ao mesmo tempo, será muito bom acolher os(as) estudantes de outras universidades em ofertas de atividades da UFPA no próximo período letivo”, celebra o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

As vagas em disciplinas ofertadas em cada universidade poderão ser conferidas no edital, que será lançado no dia 6 de maio. A UFPA também ofertará vagas em componentes curriculares do Período Letivo 2 (com início em 24 de junho), para que estudantes das outras instituições possam se inscrever. As aulas em todas as ofertas ocorrerão no contexto do ensino remoto, possibilitando a mobilidade virtual dos(as) estudantes.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marília Ferreira, incentiva que os(as) estudantes da UFPA participem do programa: “A possibilidade de realização de um intercâmbio virtual, por meio do qual estudantes de graduação podem cursar componentes curriculares do seu curso em outras Instituições de Ensino Superior, é uma iniciativa muito feliz da Andifes. O contato com docentes e estudantes de outras instituições pode enriquecer sobremaneira a perspectiva que o(a) estudante tem do seu curso, do seu percurso acadêmico, da sua pesquisa, da sua trajetória como um todo. O Promover certamente fará muita diferença na formação dos(as) estudantes. Por isso é muito desejável que nossos(as) estudantes da UFPA se inscrevam e participem dessa iniciativa pioneira no Brasil”.

Os(as) interessados(as) também podem saber mais sobre o Promover lendo a entrevista do presidente da Andifes, Edward Madureira, sobre o programa.

Rede - O Promover teve uma edição piloto em janeiro de 2021, inicialmente com a integração de quatro universidades: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nesta segunda edição, a rede foi ampliada com mais oito universidades. Além da UFPA, também participam desta segunda edição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal Fluminense (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Brasília (UnB).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte Gráfica: Cogecom/Andifes