Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha UFPA contra a fome doa mais de duas toneladas de alimentos a instituições parceiras em Belém

• Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 11h50

Foto UFPA contra a fome - Foto Alexandre de Moraes_0.jpg

A Universidade Federal do Pará fez a primeira doação de cestas básicas arrecadadas pela Campanha UFPA contra a fome - Ciência & Solidariedade pela vida. Nesta quinta-feira, 29 de abril, às 10h, 120 cestas básicas foram entregues para o Movimento República de Emaús, que atende a famílias de vários bairros de Belém, inclusive a Terra Firme, e 120 cestas para o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, projeto sediado no bairro Guamá, em Belém. As duas instituições são parceiras da UFPA em outras ações e já têm o cadastro de famílias de baixa renda para organizar a distribuição das cestas. As cestas entregues correspondem a cerca de 2,4 toneladas de alimentos doados por membros da comunidade da UFPA e da sociedade em geral.

A entrega das cestas foi realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, posto de arrecadação da campanha em Belém. Estiveram presentes os representantes das instituições parceiras: Inácia Winholth de Souza, coordenadora geral do Emaús; Mailde Santos, coordenadora administrativa; Cosme Assunção, membro da equipe; e a professora Ana Tancredi, sócia da instituição. Representando o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, estiveram o presidente, Raimundo Oliveira, a vice-presidenta, Alana Lima; e a voluntária Mônica Torres.

Foto UFPA contra a fome - Foto Alexandre de Moraes_2.jpgFizeram a entrega oficial das cestas os membros do Comitê de Acompanhamento da Campanha UFPA contra a fome: o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; Marcos Diniz, coordenador do Fórum de Dirigentes das Unidades Acadêmicas de Belém; Selma Pena, diretora do Instituto de Ciências da Educação; Suzana Lopes, diretora da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA; e William Mota, técnico-administrativo em Educação da UFPA.

A professora Inácia Souza agradeceu à Universidade e disse que a instituição “está desempenhando seu papel social, tão importante quanto o da produção de conhecimento. Às vezes não temos noção da situação pela qual muitas pessoas estão passando, principalmente na pandemia. Há muitas famílias sem renda, pessoas desempregadas, e quem tem fome, tem pressa. Por isso são importantes ações como esta, em que a solidariedade se demonstra por quem realmente se importa com o outro”.

Raimundo Oliveira também agradeceu a doação e a relação da Universidade com os bairros do entorno, como o Guamá: “Nosso bairro vai completar 300 anos, temos uma população de 94 mil moradores e a Nossa Biblioteca é a biblioteca comunitária mais antiga do Brasil. As cestas vão ajudar muito nossas famílias, mas nossa luta tem que ser permanente contra toda forma de fome, fome de segurança, de dignidade, de perspectiva”.

Foto UFPA contra a fome - Foto Alexandre de Moraes_3.jpgEsta é a primeira de várias entregas que a UFPA pretende fazer. “Hoje iniciamos a entrega das primeiras cestas arrecadadas em Belém, direcionando as doações para instituições reconhecidas pelo comprometimento com as comunidades dos bairros do entorno do nosso Campus do Guamá. Continuaremos com a divulgação da campanha para que ampliemos as arrecadações e possamos ajudar mais famílias não apenas em Belém, como em todos os municípios onde a universidade possui campus. Contamos com o espírito solidário da nossa comunidade acadêmica e da sociedade em geral para contribuir com o enfrentamento da fome em nosso estado”, declara o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

A campanha - A Campanha UFPA contra a fome foi lançada neste mês de abril, a fim de contribuir com o enfrentamento da fome, problema agravado no contexto da pandemia. São arrecadadas cestas básicas de alimentos para distribuição a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus.

Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes (localizado no campus do bairro Guamá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, os postos de arrecadação funcionam nos campi universitários da UFPA (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome/postos-de-arrecadacao.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes