Seminário virtual recebe convidados internacionais para debate acerca da oralidade e da escrita na literatura latino-americana
Nesta sexta-feira, 7 de maio, acontecerá o Seminário Virtual "Oralidade/escrita na literatura latino-americana atual. Encontros&Desencontros". A ideia é gerar um espaço de debate e reflexão por meio da apresentação de trabalhos sobre a expressão estética literária desde a invasão colonial até hoje. Na programação, serão realizadas palestras com professores nacionais e internacionais. O evento ocorrerá via Google Meet, às 14h. As inscrições são grátis pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O seminário é uma atividade que envolve tanto a área de extensão quanto a área de pesquisa, que visa promover o pensamento crítico em relação ao conflito histórico e cultural que marca as letras latino-americanas desde suas origens, que é a divisão oralidade/escrita. O seminário será uma oportunidade para repensar as ações de descolonização, criação autônoma e resistência que constroem as realidades afrodescendentes, indígenas, populares e, em geral, que são excluídas do projeto modernizador latino-americano.
"A literatura como manifestação escrita (letras), aparentemente, perdeu terreno em um mundo iconográfico e audiovisual ubíquo. O evento possui caráter de seminário e cada pesquisador convidado irá apresentar seus trabalhos sobre lugares de enunciação (Amazônia paraense e cidades como Bogotá, Quito e Valparaíso), suas experiências teóricas e sua criatividade neste contexto pandêmico universal no qual estamos todos imersos. Mas isso não nos impede de abrir espaços para a necessária reflexão crítica", afirma o professor Marco Chandia Araya, um dos organizadores.
Segundo o professor, a oralidade é um tema importante e essencial para que os estudantes de literatura espanhola possam conhecer, refletir e adaptar a forma como entendem o fenômeno literário em seu percurso histórico até os dias atuais. O evento é organizado e promovido pelo Grupo Artístico e Cultural José Martí, do Curso de Língua Espanhola da Faculdade de Ciências da Linguagens (FACL) do Campus Abaetetuba da UFPA.
Inscrição – Para participar, os interessados devem enviar e-mail, gratutamente, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia do evento. No corpo da mensagem, devem ser informados: nome, curso ou promoção, número de matrícula (se tiver) e contato no celular. O evento ocorrerá via Google Meet, no dia 7 de maio, às 14h.
Na programação, irá ocorrer diversas palestras, como: “Entre lo real y lo imaginario: apreciaciones sobre la literatura de tradición oral (las leyendas)”, com a professora Gracineia Araújo (UFPA Castanhal); “Un acercamiento al contradictorio diálogo sociocultural de la oralidad y la escritura en América Latina”, com o professor Franklin Miranda Robles, de Quito, Guayaquil, no Ecuador); “Candelario Obeso: una poética en los intersticios”, com a professora Mónica Montes Betancurt, da Universidad de La Sabana, na Colômbia; e “El mundo herido: una poética de la orfandad”, com a professora Eleonor Concha Venegas, da Universidad de Playa Ancha, no Chile. Haverá carga horária de 20 horas aos inscritos.
Serviço:
Seminário Virtual "Oralidade/escrita na literatura latino-americana atual. Encontros&Desencontros".
Data: 7 de maio de 2021
Horário: 14 horas
Local: via Google Meet
Inscrição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Redes Sociais