Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Uniterci se utiliza do ambiente virtual para dar continuidade às ações voltadas ao público da 'melhor idade' durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Uniterci se utiliza do ambiente virtual para dar continuidade às ações voltadas ao público da 'melhor idade' durante a pandemia

  • Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 17h02

uniterci virtual

Para auxiliar na inclusão, na integração social e nos direitos da pessoa idosa externa e interna da UFPA, o Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci/UFPA) vem realizando, há 28 anos, ações voltadas ao público da 'melhor idade'. Com o início da pandemia, ainda em 2020, o projeto passou a ter um novo desafio: oferecer suas atividades somente em ambiente virtual. Assim, hoje o projeto mantém suas atividades para os participantes de forma virtual, por meio da Plataforma Google Meet, com apoio de voluntários via WhatsApp.

Baseado nas diretrizes do estatuto do idoso, o Uniterci abrange três projetos de extensão que fazem funcionar o programa, sendo estes: Atualização Cultural para Pessoa Idosa; Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA e Corpo, Movimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. O programa realiza oficinas, palestras, aulas em disciplinas ofertadas ao programa e rodas de conversas com temas diversificados. As bolsistas e voluntárias orientam os idosos via WhatsApp e também realizam a divulgação das ações por meio dos grupos desse aplicativo e das demais redes sociais.

"Para eles, é muito novo, contudo a maioria se esforça para aprender. Mesmo que ocorram nesse formato, as atividades lhes proporcionam conhecimento, aprendizagem dos meios digitais, melhoria da saúde física e mental, tendo em vista o contexto tão difícil para este grupo, como também a criticidade e a troca de experiências e afetos, a socialização e o bem-estar por estarem mantendo contato com outras pessoas. A adaptação ainda está ocorrendo, sempre precisamos reforçar nas reuniões as regras de uso da câmera, microfone, afins, o que é completamente normal e compreensível.", afirma Natália Gaia Viana, bolsista do Uniterci.

Como um dos principais desafios está no uso das ferramentas, todas as aulas e atividades estão sendo gravadas e disponibilizadas posteriormente para que aqueles que não conseguiram ter acesso possam ver posteriormente. "O novo formato de atividades remotas oferecido pela Uniterci me trouxe a perspectiva de contar com os idealizadores para me sentir em condições de entender as mudanças da situação atual em que o mundo se encontra, e isso só será possível através do conhecimento. A oportunidade de participar dessas atividades remotas me desafiam e motivam. É extremamente importante para nós, idosos, a manutenção desse programa, pois, através dessa ferramenta, saímos da rotina, o cérebro pira com tanta informação durante as atividades, e eu adoro.", expõe Esmeralda Ferreira Gonçalves, participante do Uniterci.

"A experiência tem sido satisfatória para nós, para eles e para os profissionais voluntários envolvidos, pois percebermos o quanto isso contribui na vida de todos. As atividades geram um impacto positivo enorme e mudam vidas, sendo extremamente gratificante.", completa Natália Viana.

Uniterci - O Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa (Uniterci/UFPA), vinculado à Faculdade de Serviço Social e ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, realiza, há 28 anos, diversas atividades com os idosos, por meio de três projetos, que buscam diversificar e abranger as diversas áreas nas quais a pessoa idosa pode estar inserida. 

O 'Atualização Cultural para a Pessoa Idosa' é a porta de entrada no Uniterci, pois os novos matriculados iniciam por este projeto. Ele aborda temas como: direitos, estatuto do Idoso, saúde, inclusão social, entre outros. Depois desse primeiro contato, o participante poderá transitar por todos os projetos.

O 'Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA' funciona com a parceria de diferentes áreas de graduação da universidade, em que os cursos ofertam disciplinas para que os idosos possam ir à sala de aula como alunos ouvintes, e tem como objetivo a intergeracionalidade, a aquisição de conhecimento e a fomentação da importância da Educação Continuada. Também possui uma atividade de Inclusão Digital, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Elétrica, os quais oferecem o Curso Básico e Avançado de Informática para os idosos inscritos.

O 'Corpo, Movimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa' visa promover a qualidade mental e física dessas pessoas, por meio de atividades que as façam entender as mudanças pelas quais o corpo passa ao chegarem à fase idosa. Também alinha isso a sua mente e, dessa forma, incentiva a busca do bem-estar e de um envelhecimento ativo para essas pessoas.

Para mais informações, acesse as páginas do Uniterci no Instagram e no Facebook.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página