Semana Nacional de Museus oferta programação diversa organizada por instituições de todo o Brasil
Com o intuito de debater a importância, o futuro, as mudanças dos avanços tecnológicos dos museus e as adequações a elas, a partir do dia 17 de maio, terá início a 19a Semana Nacional dos Museus. A programação é realizada em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, 18 de maio, e conta com ações promovidas em todo o país. No Pará, a UFPA irá realizar eventos virtuais, organizados por diferentes campi, para tratar a temática.
A Semana Nacional dos Museus busca estimular a compreensão da importância de pensar, intuir, sentir e agir com estes espaços. A intenção é, desde agora, reimaginar, transformar e construir os museus que existirão no futuro. Para isso, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e sua representação brasileira, ‘ICOM Br’, realizam atividades abertas visando colaborar com a comunidade museológica e com o público em geral para refletir criticamente o papel sociocultural e estratégico desta instituição.
“A importância é singular, os museus e as instituições correlatas de memórias, que lidam com os diversos e plurais patrimônios de natureza material, imaterial e ambiental, têm possibilitado às pessoas e aos diversos grupos sociais acesso a essa cultura material de outras gerações. Tudo isso através da promoção de ações de Salvaguarda (pesquisa, guarda, conservação, restauro, documentação) e Comunicação (Educação, ações socioeducativas, exposições)”, explicou a professora Rosangela Britto, da Faculdade de Artes Visuais (FAV/ICA/UFPA).
Nesse contexto, a programação dos eventos realizados pela UFPA pretende refletir questões sobre o tema, com base no lócus social da Região Norte/Amazônia Brasileira. Segundo a professora, essas atividades possibilitam a construção de novos saberes e conhecimentos sobre o patrimônio museológico. “É uma tentativa de nos unirmos em rede de saberes, conhecimentos e trocas acerca das ações de bens culturais da região”, aponta.
Semana Nacional dos Museus - De 17 a 23 de maio, irá acontecer, em todo o Brasil, a 19ª edição da Semana Nacional dos Museus (SNM). Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, a proposta é, por meio de rodas de conversas, refletir sobre o futuro dos museus. No Pará, com base na temática “O Futuro dos Espaços Museológicos da Região Norte: desafios e possibilidades”, a UFPA será uma das instituições que irá participar da programação.
Como forma de preparação para a Semana Nacional dos Museus, nos dias 10 e 11 de maio, das 15h às 18h, serão realizados os bate-papos com o público em geral. A transmissão do evento será pelo Youtube do Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia (CNPq/UFPA).
Já no dia 21 de maio, das 10h às 12h, será realizado o evento do ICOM, “Definição de Museu: Contribuição da Perspectiva do Norte”, que terá como convidados estudiosos ligados a grupos de trabalhos dos representantes dos museus de alguns estados do Norte. A transmissão também será pelo Youtube do Grupo. Os participantes de todos os eventos receberão certificados.
Documentário Ramal de Rezadores - No dia 19 de maio, às 16h, irá acontecer o lançamento do Documentário “Ramal de Rezadores”. O evento será transmitido pelo Facebook do Museu do Baixo Tocantins, localizado no Campus de Abaetetuba, da UFPA. A programação está articulada à SNM e visa compartilhar atividades de pesquisa e reconhecimento do museu, de maneira virtual. As inscrições vão até o dia 18 de maio, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O documentário é resultado de pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de ações extensivas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). A produção é um registro visual das práticas de Ladainhas do Ramal do Cataiandeua/ Abaetetuba, no Pará (PA).
“O intuito é compartilharmos imagens, memórias, performances, saberes, artes e principalmente as práticas das ladainhas que ainda são vivas na comunidade. Não tínhamos, no momento, outra maneira de adequar as ações do museu ao momento atual, senão com uma atividade audiovisual interativa que produzisse maior curiosidade no público interessado e que, ao mesmo tempo, pudesse cumprir com os objetivos relacionados à educação museal na atualidade”, afirmou o professor Jones da Silva Gomes, coordenador do museu.
Atualmente, o Museu do Baixo Tocantins está funcionando apenas de forma virtual, pelo Site e pelo Facebook.
Serviço:
Semana Nacional dos Museus
Data: 8, 10 e 11 de maio; e de 17 a 23 de maio de 2021
local: Youtube do Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia
Hora: Varia de acordo com os dias e eventos.
Mais informações no Site e Facebook
Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Ibram
Redes Sociais