Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp prorroga o prazo para submissões de propostas ao PIBIC 2021

Propesp prorroga o prazo para submissões de propostas ao PIBIC 2021

• Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 16h54

PIBIC PROPESP Portal

Foi prorrogado, até 31 de maio de 2021, o período de submissões ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da UFPA. O objetivo do programa é apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação, por meio da oferta de bolsas. A submissão de propostas deve ser feita no sistema SIGAA.

As bolsas ofertadas no Pibic estão vinculadas aos subprogramas: Pibic/UFPA campi do interior, Pibic EBTT, Pibic-Ações Afirmativas (AF), Pibic-PcD, Pibic-CNPq, Pibic-AF/CNPq, Pibiti/CNPq e Pibic-Fapespa. A ideia é realizar atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e a processos de inovação. A bolsa, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), terá duração de 12 meses, com vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022.

Podem submeter projetos docentes e técnicos doutores do quadro permanente, professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Progep, desde que possuam projetos aprovados nas Unidades e atuação na pós-graduação stricto sensu.

Critérios - Cada subprograma possui um público-alvo específico. Em geral, contando com todas as categorias, podem ser contemplados com bolsas: graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas (Pibic-AF/CNPq), ou que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (Saest); estudantes que ingressaram na UFPA por meio das cotas para pessoas com deficiência, ou PcD que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entre os docentes, podem concorrer os que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico do quadro permanente da Escola de Aplicação, Escola de Teatro e Dança, Escola de Música da UFPA e professores lotados nos campi do interior, com título de Doutorado ou de Mestrado. No Pibiti/CNPq, podem concorrer apenas docentes doutores, cujo plano de trabalho tenha como perfil a área desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Inscrição - As submissões devem ser feitas no site do Sigaa, até o dia 31 de maio. Para garantir a participação, segundo as normas do Edital, o orientador deve seguir as seguintes etapas: cadastrar o projeto de pesquisa no Sigaa; escolher o subprograma Pibic do edital a que irá submeter o projeto; solicitar as cotas de bolsas; cadastrar os planos de trabalho; anexar e validar a produção científica do pesquisador no SIGAA.

Para participar, os estudantes selecionados pelos orientadores devem estar regularmente matriculados  em curso de graduação, não podem ter vínculo empregatício, devem dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa e devem apresentar relatório parcial e final, durante e após a vigência da bolsa. Os bolsistas devem ainda apresentar resumo dos resultados da pesquisa, sob forma de exposição oral no Seminário de Iniciação Científica, e manter atualizado o currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

Sobre a seleção - O processo de seleção consistirá na avaliação da produção acadêmica dos docentes, de acordo com as informações presentes no Currículo Lattes e nos critérios de pontuação presentes na planilha do Anexo I, do Edital.

Para pesquisadores de todas as áreas, a planilha de pontuação é composta pelos grupos: produção bibliográfica, orientações, prêmios e patentes. Para pesquisadores da área Ciência da Computação, será considerada também a produção bibliográfica publicada em anais com Qualis. Para pesquisadores da área Artes, será incluída a produção artística cultural.

Neste ano, o Edital  apresenta a inclusão dos pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados por mérito, na Chamada Nº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, do CNPq. E, como bolsistas de produtividade do CNPq, esses candidatos deverão cadastrar somente o projeto de pesquisa, os planos de trabalho e solicitar as respectivas cotas de bolsa, sem necessidade de importação do CV lattes.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/UFPA).

Prazo final de inscrição: 31 de maio de 2021.

Inscrição pelo site do Sigaa

Link do Edital