Página inicial > Ultimas Notícias > GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus altera bandeiramento em Altamira, Ananindeua e Belém

• Publicado: Sábado, 15 de Maio de 2021, 11h11

Boletim bandeiras vigentes 13.05.2021 Portal

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus alterou o bandeiramento em alguns campi, passando a vigorar a Bandeira Amarela nos Campi Universitários de Anaindeua e Belém e a Bandeira Laranja no Campus Universitário de Altamira. Nos campi de Abaetetuba, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí está mantida a Bandeira Laranja. Em novo boletim da última quinta-feira, 13 de maio, o GT fez essas alterações e orientou a comunidade acadêmica quanto ao trabalho presencial de pessoas já vacinadas e quanto à possibilidade de atividades acadêmicas presenciais para turmas concluintes de cursos cujos estudantes, professores, técnico-administrativos e outros profissionais envolvidos já estejam vacinados por decisão das Secretarias Municipais de Saúde.

Boletim bandeiras vigentes 13.05.2021 Infografico

Na avaliação do GT, em Ananindeua e Belém, houve uma diminuição de novos casos e menor pressão nos serviços de saúde nas últimas semanas, permitindo a mudança para a Bandeira Amarela. Já em Altamira, houve um decréscimo do número de novos casos e uma melhora na capacidade de internação em leitos clínicos e de UTI na rede de saúde, o que possibilitou a mudança para a Bandeira Laranja. No caso dos demais municípios onde a Universidade possui campus, ainda há uma média diária elevada de novos casos, permanecendo vigente a Bandeira Laranja.

A Bandeira Amarela sinaliza uma circulação sustentada do vírus, mas com capacidade hospitalar com menor risco de saturação. Já a Bandeira Laranja ainda sinaliza alto risco de transmissão viral. Os cuidados básicos de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara seguem necessários em qualquer cenário.

Na vigência da Bandeira Laranja, a recomendação geral é que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas permaneça de forma remota (Veja as orientações para cada tipo de atividade ou uso de espaços da instituição na Bandeira Laranja). No caso da Bandeira Amarela, a recomendação é que as atividades ainda ocorram primordialmente de forma remota, sendo flexibilizado o formato híbrido em alguns casos específicos (por exemplo, em atividades com estudantes concluintes), desde que respeitados os protocolos de biossegurança e as restrições para grupos de risco (Veja as orientações para cada tipo de atividade ou uso de espaços da instituição na Bandeira Amarela).

Trabalho presencial de servidores vacinados - Além do bandeiramento, no novo boletim, o GT também emitiu recomendação quanto ao trabalho presencial de servidores já vacinados dentro do cronograma de vacinação das Secretarias Municipais de Saúde. A orientação é que “servidores que receberam as duas doses da vacina contra Covid-19, passados 14 dias da segunda dose, podem retornar à escala de atividades presenciais na universidade, respeitada a ocupação máxima dos ambientes laborais”. Os cuidados básicos também devem ser mantidos pelas pessoas já vacinadas, a fim de evitar a circulação do vírus e diminuir as possibilidades de contaminação.

Atividades presenciais de turmas concluintes - O GT ainda apontou a possibilidade de atividades presenciais para turmas de concluintes de cursos cujos  estudantes, professores, técnico-administrativos e demais profissionais envolvidos nas atividades de campo já estejam vacinados por decisão das Secretarias Municipais de Saúde.

Orientação das bandeiras - Em dezembro de 2020, a UFPA aprovou a Resolução n. 1.513 do Conselho Superior de Administração, adotando o sistema de bandeiras para estabelecer diretrizes para a realização de atividades acadêmicas e administrativas durante o período de emergência em saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

Saiba mais sobre o sistema de bandeiras, aqui.

Acesse o boletim na íntegra em pdf.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA