INEAF doa 500 quilos de alimentos produzidos na agricultura familiar para a Campanha UFPA contra a Fome
O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) fez a doação de 250 kg de farinha e 250 kg de feijão para a Campanha UFPA contra a fome. Os alimentos foram adquiridos de cooperativas de agricultura familiar, por meio de coleta entre professores e amigos da unidade.
Para colaborar com a campanha institucional, o grupo de professores ampliou a coleta que já vinha ocorrendo mensalmente, para aquisição de mais 250 kg de farinha fornecidos por famílias associadas à Cooperativa D’Irituia e mais 250 kg de feijão fornecidos pelo Movimento Camponês Popular (MCP), do município de Santa Luzia do Pará.
O INEAF já faz um trabalho contínuo junto a diversas cooperativas, por meio de projetos de pesquisa e extensão. Durante a pandemia, os pesquisadores vêm fazendo coletas regulares para compra de alimentos de agricultores familiares que tiveram suas vendas afetadas pelas contingências da situação epidemiológica. Já foi realizada ação semelhante com a Cooperativa (Coomar), do município de Santa Luzia do Pará, e a Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday, do município de Moju.
A entrega foi feita pelo professor William Santos de Assis, diretor do INEAF, e pelo técnico administrativo Moacir José Pereira, no posto de arrecadação no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus da UFPA, no bairro Guamá. O professor William Assis destacou a importância dessa parceria da Universidade com as comunidades de agricultura familiar, especialmente neste momento da pandemia: “Sabemos das dificuldades que os agricultores e agricultoras familiares estão passando. Esta ação solidária não resolve o problema, mas certamente ajuda no ânimo das famílias que produzem e das que consomem. Esperamos realizar outras ações iguais a esta enquanto perdurar a pandemia, conectando o rural e o urbano, através de solidariedade e inclusão”. Já o professor Philippe Sablayrolles, que atua em pesquisa e extensão junto a cooperativas, reafirma: “Esperamos também consolidar os canais diretos de comercialização dos agricultores, que lhes garantem maior autonomia e controle, tanto da qualidade dos produtos, como do retorno econômico”.
Comunidades parceiras - A Cooperativa D’Irituia é uma organização camponesa agroecológica que produz uma diversidade de alimentos. Atua em 20 comunidades do município de Irituia e tem 42 sócios. Já o MCP é um movimento social de camponeses que, atualmente, está presente nos municípios de Salinópolis, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Santa Luzia do Pará, Bragança, Tracuateua e Igarapé-Açu. O principal foco de sua atuação é a preservação da cultura e dos saberes camponeses, bem como seus modos de vida. Interessados em comprar alimentos de organizações da Agricultura Familiar, podem entrar em contato pelo telefone (91) 98066-1468.
A campanha continua - A Campanha UFPA contra a fome foi lançada em abril, a fim de contribuir com o enfrentamento da fome, problema agravado no contexto da pandemia. Continuam as arrecadações de cestas básicas de alimentos para distribuição a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus.
Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes (localizado no campus do bairro Guamá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, os postos de arrecadação funcionam nos campi universitários da UFPA (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome/postos-de-arrecadacao.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Acervo da Campanha
Redes Sociais