Programa Para Mulheres na Ciência prorroga prazo para as inscrições de cientistas até 10 de junho
As inscrições para o Programa Para Mulheres na Ciência foram prorrogadas. Agora, mulheres cientistas podem inscrever seus projetos de pesquisa no site até o dia 10 de junho. O prêmio, realizado há 16 anos pela L’Oréal, em parceria com a Unesco, no Brasil, e a Academia Brasileira de Ciências, tem como objetivo promover e reconhecer o protagonismo feminino na Ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.
A edição de 2021 do programa contou com uma novidade: um ajuste no regulamento permitiu mais prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães, ampliando a oportunidade de inclusão. Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa auxílio de R$50 mil cada uma para dar prosseguimento aos seus estudos.
Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1°/1/2014, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. Para ler o regulamento completo e inscrever-se, acesse aqui. As vencedoras serão conhecidas a partir de agosto.
Sobre o programa - Ao longo desses 16 anos, o Programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 103 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$ 4,3 milhões em bolsas auxílio. Em 2019, uma das cientistas premiadas foi a professora da UFPA Adriana Ribeiro Carneiro Folador, por sua pesquisa sobre a genética das bactérias resistentes a antibióticos em pacientes e no meio ambiente da Amazônia.
Texto e arte: Divulgação
Redes Sociais