Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA abrirá novo Processo Seletivo utilizando a nota do Enem 2020

UFPA abrirá novo Processo Seletivo utilizando a nota do Enem 2020

• Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 11h58

WhatsApp Image 2021 05 21 at 10.09.26

Mais um Processo Seletivo (PS) oportunizará o ingresso de estudantes na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2021, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O edital nº 02 do Processo Seletivo de 2021 – PS UFPA 2021-2 foi aprovado nesta quinta-feira, 20 de maio, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A expectativa é de que ele seja divulgado na próxima semana, no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA.

O edital ofertará vagas remanescentes do listão e da primeira repescagem do PS UFPA 2021. Ao todo, serão 536 vagas, sendo 204 de ampla concorrência, 217 do sistema de cotas e 115 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). Haverá ofertas nos campi de Belém (144), Abaetetuba (102), Altamira (99), Salinópolis (55), Ananindeua (44), Bragança (35), Tucuruí (32), Cametá (8), Breves (2) e Soure (1). Os cursos ofertados são principalmente licenciaturas. O prazo de inscrição será mais curto para possibilitar o ingresso de candidatos em turmas cujas aulas iniciarão em junho.

O PS 2021-2 observará normas semelhantes às do PS 2021. Uma novidade é que não haverá cobrança de taxa de inscrição no PS 2021-2, qualquer pessoa poderá se candidatar, desde que tenha realizado o Enem 2020. Alguns procedimentos também passarão a ocorrer apenas de modo remoto, considerando as limitações impostas pela pandemia.

O candidato(a) que já aguarda novas repescagens do PS 2021 da UFPA poderá também concorrer. Se for aprovado(a) no novo edital ou chamado(a) em repescagem do edital anterior, ao efetuar a habilitação na vaga de um processo estará automaticamente renunciando à vaga do outro.

A expectativa é de que o edital proporcione novas oportunidades a quem deseja cursar o ensino superior. O calendário com as datas e os prazos do PS 2021-2 será divulgado junto ao edital completo, no site do CEPS.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Arte: MkT Ascom