Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura Casa de Cultura Fonte do Caranã em Salinópolis
Início do conteúdo da página

UFPA inaugura Casa de Cultura Fonte do Caranã em Salinópolis

  • Publicado: Sábado, 22 de Maio de 2021, 17h52

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 25

Novo espaço para as artes, a cultura e a ciência foi inaugurado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Salinópolis, na última sexta-feira, 21 de maio. Bastante esperada pelos moradores da cidade, a Casa de Cultura Fonte do Caranã é uma construção singular integrada ao Parque do Caranã e deverá oportunizar uma vasta programação cultural e científica para toda a cidade. A obra foi integralmente financiada pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Projetos, FAPESPA, e construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Salinópolis. Vinculada diretamente à Administração Superior da UFPA e integrada ao Campus Universitário de Salinópolis, a Casa será dirigida pela professora Carolina Loureiro Benone.

A Casa de Cultura foi concebida desde o início do projeto de implantação do Campus da UFPA em Salinópolis. Com projeto arquitetônico do professor João Castro, a estrutura possui formato que remete às atividades pesqueiras da região e possibilita a interação com o ambiente natural do entorno, com uma bela vista da cidade.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 11Inauguração - A sessão de inauguração foi realizada na área aberta de entrada da Casa de Cultura para possibilitar o distanciamento social. Estiveram presentes autoridades da Universidade, estaduais e municipais.

Pronunciaram-se a diretora da Casa de Cultura, professora Carolina Loureiro Benone; o coordenador do Campus Universitário de Salinópolis, professor Lindomar Miranda Ribeiro; o ex-prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes, responsável pela cessão do espaço do Parque para a construção da Casa de Cultura; a Deputada Estadual Ana Paula Silva Gomes Freitas, também incentivadora do projeto; a secretária de Administração de Salinópolis Cynthia Sena, representando o atual prefeito de Salinópolis, Carlos Alberto de Sena Filho; o diretor-presidente da FAPESPA e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará, Carlos Maneschy; o governador do Pará, Helder Barbalho; e o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Zagury Tourinho.

A professora Carolina Benone apontou que a inauguração é um momento de celebração de toda a cidade de Salinópolis, mas, neste momento, ainda com restrições, devido aos cuidados necessários. Reforçou que é um espaço da Universidade para interação com a sociedade e que deve ser utilizado para a transformação de utopias em realidades: “A cultura é um direito. E a Casa de Cultura será um espaço para garantirmos esse direito a todos e todas de Salinópolis. Nossa utopia é transformação de realidades e é isso que buscamos fazer em todos os espaços da Universidade”, declarou a diretora da Casa de Cultura.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 24O professor Lindomar Ribeiro, coordenador do Campus Universitário de Salinópolis da UFPA disse que a inauguração da Casa de Cultura é um marco para a cidade e será um espaço propício para o cumprimento da missão da Universidade: “Aqui, serão realizadas ações de ensino, pesquisa, extensão, eventos de arte, atividades para o resgate da história e incentivo ao turismo. A ideia é promover cada vez mais a integração da Universidade com a nossa comunidade de Salinópolis”.

O ex-prefeito Paulo Henrique Gomes e a deputada estadual Ana Paula Gomes recordaram o processo de cessão do espaço do Parque para a Universidade e o desejo da cidade em ter um ambiente para promoção da cultura, mais um fruto da presença da universidade no município.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 31Cynthia Sena, justificando a ausência do atual prefeito Carlos Sena por estar com Covid-19, afirmou que “A Casa de Cultura é uma obra de suma importância para Salinópolis. Trará ciência, conhecimento, educação, arte e cultura”. A secretária reafirmou o compromisso da Prefeitura com o apoio às atividades da UFPA no município.

O professor Carlos Maneschy, diretor-presidente da FAPESPA e também à frente da SECTET, recordou a fundação do Campus Universitário de Salinópolis, na sua gestão como reitor da UFPA e destacou o papel da atual gestão da Universidade para concretizar este projeto inovador da Casa de Cultura. “Este ambiente vai agregar para a ciência, a cultura, a história e o turismo. A Universidade Federal do Pará está de parabéns e poderá contar conosco para o desenvolvimento de novos projetos”.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 32O governador Helder Barbalho disse que se sentia feliz e realizado por ver concretizado um fruto da parceria entre os poderes executivos municipal, estadual e a Universidade Federal do Pará, que estava sendo entregue a Salinópolis. “Esta não é apenas uma obra, mas um equipamento que engrandece a cidade, que poderá agregar valores para o presente e o futuro”. E falando de projetos futuros de exploração petrolífera, por exemplo, na região, complementou: “Não queremos apenas promover o desenvolvimento econômico do município, mas também garantir melhor qualidade de vida e oportunidades para a população. Para isso, precisamos usufruir do conhecimento, da ciência. Daí a importância da UFPA e da Casa de Cultura. Parabéns à Universidade Federal do Pará por ter concebido e concretizado este projeto. E estamos muito felizes, como Governo do Estado do Pará, por termos contribuído para a sua realização.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 20Finalizando as manifestações, o Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, afirmou que aquele era um dia de celebração da educação e da cultura e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado do Pará e com a Prefeitura Municipal de Salinópolis: “Este é um momento que tem muitos significados, mas destacarei três. Estamos vendo aqui a demonstração de que quando trabalhamos de modo colaborativo, grandes realizações podem ser feitas pela população. Este espaço também é uma demonstração de que a Universidade Pública é inabalável, mesmo frente a obstáculos segue de pé apostando na educação. E, por fim, a Casa de Cultura Fonte do Caranã mostra que nós queremos a cultura, a ciência e a educação como direito para todas as pessoas. Não aceitamos o obscurantismo e o negacionismo. Nosso futuro será construído com educação, ciência, artes e cultura”.

O reitor ainda homenageou o professor Carlos Alberto Dias, falecido em 2020, que foi grande entusiasta, incentivador e responsável pela presença da UFPA em Salinópolis. Anunciou também a expansão da UFPA no município, com novos cursos: a partir do vestibular de 2022, já será ofertado o curso novo de Engenharia Costeira e Oceânica no Campus. E também em 2022 será ofertada uma turma do curso de Turismo.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 12Após os pronunciamentos, o reitor da UFPA e o governador descerraram as placas de inauguração e a diretora da Casa de Cultura apresentou os espaços às autoridades. Depois, em pequenos grupos, parte do público presente também fez a visitação.

Dos membros da Universidade, estiverem presentes o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza; o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa; a Procuradora Geral, Fernanda Monte Santo; o Prefeito Multicampi, Eliomar Azevedo do Carmo e a vice-coordenadora do Campus Universitário de Salinópolis, Samara Mescouto.

Tour pela Casa de Cultura - Com mais de 1,8 mil metros quadrados de área construída, a Casa de Cultura possui quatro pavimentos, incluindo o térreo, cada um com um atrativo diferente. No térreo, além do hall que poderá acolher apresentações culturais, exposições dentre outras atividades, o prédio se integra a um lago aquário que compõe a arquitetura da Casa. Parte do piso é de vidro, podendo ser visualizado o lago aquário.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 6No segundo pavimento, o público poderá contar com um auditório de 100 lugares. Neste andar, estão localizadas também as salas da direção e outros setores administrativos da Casa. Subindo ao terceiro pavimento, encontra-se uma ampla biblioteca, uma sala de estudo com vista panorâmica da cidade e salas mais reservadas para pesquisa. Ao chegar ao último pavimento, o público visitará um espaço multifuncional para eventos e exposições, rodeado por um verdadeiro mirante da cidade.

Todos os andares ainda contam com banheiros inclusivos, comunicação visual e tátil para leitura em Braille, rampas e elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência.

21.05.2021 Inauguracao Espaco de Cultura Carana Salinopolis Foto Alexandre de Moraes 3Funcionamento - Em decorrência da pandemia, a Casa de Cultura Fonte do Caranã ainda não estará aberta para visitação regular do público. Em breve, quando as condições epidemiológicas permitirem, acolherá os moradores da cidade, turistas e visitantes com vasta programação artística e cultural.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Morais/Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página