Página inicial > Ultimas Notícias > Lançado o edital do Processo Seletivo 2021-2 da UFPA

Lançado o edital do Processo Seletivo 2021-2 da UFPA

• Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 12h01

PS2021 2

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou o edital do Processo Seletivo 2021-2 (PS 2021-2). O novo vestibular selecionará estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 para vagas remanescentes do PS 2021. As inscrições são online e podem ser feitas a partir de hoje, 24 de maio, até as 17h do dia 2 de junho de 2021. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Para se candidatar, basta que a pessoa tenha realizado o Enem 2020 e obtido notas não inferiores a 400 (quatrocentos) na redação e a 300 (trezentos) em uma ou mais áreas do exame.

Ao todo, são 536 vagas ofertadas, sendo 204 de ampla concorrência, 217 do Sistema de Cotas e 115 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). Há ofertas nos campi de Belém (144), Abaetetuba (102), Altamira (99), Salinópolis (55), Ananindeua (44), Bragança (35), Tucuruí (32), Cametá (8), Breves (2) e Soure (1). Os cursos ofertados são principalmente licenciaturas. O prazo de inscrição será mais curto para possibilitar o ingresso de candidatos em turmas cujas aulas iniciarão em junho.

Regras – É importante que os(as) estudantes interessados(as) em se candidatar leiam, com atenção, o edital do PS 2021-2, que observará normas semelhantes às do PS 2021, exceto por alguns procedimentos que passarão a ocorrer apenas de modo remoto, considerando as limitações impostas pela pandemia. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Enem 2020. Os(As) estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Pelo menos metade das vagas da Instituição é reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino, incluindo cotas para pessoas com deficiência, baixa renda e negros/as (pretos/as e pardos/as) e indígenas. Em quadros do edital, os(as) candidatos(as) devem conferir com detalhes os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão de acordo com o seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

Quem deseja concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e autodeclaram-se pretos(as) ou pardos(as), se aprovado(a), deverá se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração.

O (A) candidato(a) que já aguarda novas repescagens do PS 2021 da UFPA poderá também concorrer. Se for aprovado(a) no novo edital ou chamado(a) em repescagem do edital anterior, ao efetuar a habilitação na vaga de um processo estará automaticamente renunciando à vaga do outro.

Processo Seletivo 2021-2 da UFPA

Período de inscrições: de 24 de maio até as 17h do dia 2 de junho de 2021.

Acesse o edital.

Inscrições: clique aqui.