Pacientes das Unidades Municipais de Saúde receberão atendimento no Hospital Bettina Ferro em ação alusiva ao mês de prevenção ao glaucoma
Amanhã, 26, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e em alusão à data, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) realizará, no sábado, 29, uma ação que atenderá a pacientes encaminhados das Unidades Municipais de Saúde dos bairros Guamá e Terra Firme. O objetivo é agilizar o diagnóstico e o tratamento do glaucoma, doença que pode levar à cegueira.
Durante a semana, de 24 a 28 de maio, a Unidade Municipal de Saúde do Guamá e a Unidade Municipal de Saúde da Terra Firme estão distribuindo 50 encaminhamentos , cada uma, para pessoas com mais de 60 anos que tenham histórico familiar de glaucoma. No sábado, essas pessoas deverão comparecer ao Bettina Ferro, localizado no campus da Universidade Federal do Pará, das 8h às 11h, para realizar o diagnóstico por meio dos exames de oftalmoscopia e fundo de olho. Os pacientes que tiverem necessidade terão seu tratamento garantido pelo HUBFS, que disponibiliza o colírio para diminuição da pressão ocular, tratamento com laser e cirurgia de glaucoma.
A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e terá a dinâmica de distribuição de vouchers aos encaminhados, para que não haja aglomerações, evitando, assim, a disseminação da Covid-19 e obedecendo aos protocolos de prevenção. Das 8h às 9h, serão atendidos os pacientes oriundos da UMS Terra Firme e, das 10h às 11h, os pacientes da UMS Guamá. Para ser atendido no dia 29, pacientes devem procurar um desses postos de saúde durante esta semana.
Glaucoma – O glaucoma é uma doença ocular que atinge cerca de 1 a 2% da população mundial, e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, até 2040, mais de 100 milhões de pessoas poderão sofrer os efeitos da doença que atinge o nervo óptico e pode levar à cegueira. O principal fator de risco para o glaucoma é a elevação da pressão intraocular. Por se tratar de uma doença que inicialmente não apresenta sintomas, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de se preservar a visão do paciente, por isso é importante consultar regularmente o oftalmologista.
Referência - O Bettina Ferro é referência no atendimento de glaucoma no estado do Pará e, em 2020, mesmo com as medidas de restrição necessárias para o combate à Covid-19, realizou mais de 1.700 atendimentos. Nos primeiros meses de 2021, ainda com a capacidade reduzida em 50% por conta da pandemia, a Unidade da Visão do HUBFS já realizou 751 atendimentos ambulatoriais e 16 cirurgias de glaucoma (no período de janeiro de 2020 até maio de 2021). O HUBFS faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e disponibiliza o diagnóstico do glaucoma por meio do exame de fundo de olho (oftalmoscopia), além de outros exames, como paquimetria, gonioscopia, campimetria computadorizada, retinografia, tomografia de coerência óptica (OCT).
A unidade hospitalar também realiza a dispensação de colírios para o controle da pressão intraocular, além de ofertar tratamento a laser e cirurgia de glaucoma em pacientes adultos e em crianças com glaucoma congênito. No atendimento regular, os pacientes são regulados pelo Departamento de Regulação (DERE) do município, por isso precisam se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e solicitar encaminhamento para a referência em oftalmologia pelo SUS. A ação do dia 29 é alusiva ao mês do Maio Verde, dedicado à prevenção do glaucoma.
Texto: Paola Caracciolo - Jornalista do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Edna Nunes
Redes Sociais