Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Extensão produz série de cartilhas com informações sobre a saúde da pessoa idosa
Início do conteúdo da página

Programa de Extensão produz série de cartilhas com informações sobre a saúde da pessoa idosa

  • Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 19h06

UPPI FAMED Altamira

Alunos e professores ligados ao Programa de Extensão Universidade para Pessoa Idosa (UPPI), coordenado pelo professor Ademir Junior, da Faculdade de Medicina, Campus Altamira, criaram uma série de tecnologias, do tipo cartilha educativa, destinada ao público da terceira idade, com foco nos cuidados com a saúde, utilizando uma linguagem acessível e menos técnica. Além de produzir material educativo, o programa também oferece acompanhamento ambulatorial por profissionais da saúde e busca promover a autonomia para os idosos.  

O Programa de Extensão Universidade para Pessoa Idosa foi desenvolvido com o propósito de promover cuidados com a saúde dos idosos de Altamira para que eles possam ter um envelhecimento saudável e uma melhor qualidade de vida. No primeiro ano, foram selecionados  60 idosos, que moram aos arredores do Campus da Universidade em Altamira, para participar do programa que disponibiliza práticas de musicoterapia, atividades de relaxamento e atividades de educação em saúde para essa população idosa, que, em alguns casos, acaba sendo deixada de lado pela família e carece desse diálogo sobre saúde dentro de casa. 

UPPI FAMED Altamira Portal‘‘Quando atendemos no posto de saúde, nós percebemos a falta de comunicação que idosos têm em casa, porque muitos deles vão lá pra conversar, para desabafar. Então esse projeto ajuda esses idosos a terem momentos de lazer, descontração e também momentos para atendimento médico e multidisciplinar’’, relata Alexandre Apollo, aluno de Medicina do Campus Altamira.

Com uma equipe composta por acadêmicos da Faculdade de Medicina e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança,  além dos idosos, o programa também tem beneficiado esses profissionais e alunos que passaram a ter maior contato com o público externo e a trabalhar de forma cada vez mais humanizada. 

‘‘O programa também está ajudando para que eu possa trabalhar de uma forma mais humana, atenciosa e paciente. Os idosos demandam bastante atenção e cuidado, porque, muitas vezes, são fragilizados e precisam de atenção e de serem ouvidos. Então é uma troca mútua, pois eles relatam a experiência de vida deles, como é esse processo que estão vivendo dentro do envelhecimento, e o programa mostra como a Universidade se preocupa com a sociedade’’, aponta Alexandre Apollo.

UPPI FAMED Altamira hipertensãoCartilhas educativas - As cartilhas têm o intuito de manter os idosos informados acerca de medidas de prevenção e tratamento de diversas doenças. Cada uma delas aborda um tema diferente, como: hipertensão, parkinson, alzheimer, osteoporose, câncer de mama, entre outros. As cartilhas possuem uma linguagem popular e de fácil compreensão para que sejam capazes de proporcionar entendimento e uma determinada autonomia aos seus leitores.  Além das cartilhas, outro produto oferecido pelo programa é uma caderneta de saúde do idoso, na qual podem ser registradas todas as atividades relacionadas ao bem-estar dos idosos. Todo o material contém ilustrações para proporcionar um melhor entendimento e será disponibilizado no formato físico e digital.

‘‘A importância de oferecer essas cartilhas para fora da Universidade é poder levar informações sobre cuidados de saúde aos idosos, para que eles possam se prevenir e desenvolver práticas de autocuidado’, explica o professor Ademir Júnior. 

Confira o material produzido pelo projeto:

Caderneta de saúde do idoso

Câncer de mama na população idosa

Câncer de colo do útero na população idosa

Câncer de próstata na população idosa

Depressão e Ansiedade na população idosa

Diabetes na melhor idade

Hipertensão na população idosa

Osteoporose na população idosa

Parkinson na população idosa

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagens: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página