Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto RodaVida realiza roda de conversa sobre o luto na pandemia
Início do conteúdo da página

Projeto RodaVida realiza roda de conversa sobre o luto na pandemia

  • Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 16h44

RodaVida Luto

O Projeto RodaVida irá promover mais uma roda de conversa, desta vez com o tema "Falas Universitárias: Vivências de Luto". A iniciativa tem como objetivo oferecer acolhimento para os estudantes universitários que vivenciaram o luto recentemente e têm sentido os reflexos das perdas. O encontro acontece na quinta-feira, 10 de junho, a partir das 17h30, via Plataforma Google Meet. A inscrição é gratuita, por meio do preenchimento do formulário on-line. Podem participar todos os estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

No evento, os estudantes poderão ouvir experiências de outros participantes e interagir por chat ou áudio, da forma que se sentirem mais confortáveis. O objetivo é proporcionar um espaço para que todos possam refletir como está sendo vivenciar o luto durante esse período, compartilhando experiências, medos, ansiedades e vivências em um espaço sigiloso, acolhedor e aberto.

“O luto é uma fase difícil de ser vivenciada, é um momento em que você ressignifica sua própria vida, sua rotina, suas relações com as pessoas e você precisa lidar com a ausência e a perda. No atual momento, temos dois agravantes dessa vivência do luto, que são muito fortes: o primeiro se refere à ausência dos rituais do luto a que estamos habituados, sem velórios e sem enterros, e também os rituais religiosos, que ou não estão sendo realizados, ou têm um número de pessoas reduzido. Então isso faz com que os processos do luto sejam ainda mais solitários e sem a carga do simbolismo cultural que a gente utiliza há milênios para processar nossas perdas”, explica a professora Aline Menezes, coordenadora do Projeto RodaVida.

Ainda de acordo com a professora, hoje em dia é comum que o luto individual se confunda com o luto coletivo, por outras pessoas também estarem vivenciando o luto e também por questões de ordem política e social. Isso faz com que o luto fique em um difuso de sentimentos que pode prejudicar a experiência para o indivíduo. 

RodaVida - O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), voltado para a saúde mental dos estudantes da graduação da UFPA, com o objetivo de oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.  

O projeto é coordenado pela professora Aline Menezes, e os encontros são mediados por estudantes de graduação devidamente treinados e capacitados, para acolher e também oferecer orientações sobre onde buscar ajuda e obter suporte.

Serviço:

Roda de conversa "Falas Universitárias: Vivências de Luto"

Data: 9 de junho

Horário: às 17h30

Plataforma: Google Meet

Inscrição gratuita via formulário eletrônico

Podem se inscrever alunos de qualquer graduação da UFPA

Para mais informações sobre o projeto, acesse as redes sociais do RodaVida.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página