Página inicial > Ultimas Notícias > Mais unidades acadêmicas e administrativas fazem doações à Campanha UFPA contra a fome

• Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 18h39

ICEN

A Campanha UFPA contra a fome tem mobilizado a comunidade acadêmica, familiares e amigos da Universidade Federal do Pará a arrecadar cestas básicas para doação a famílias que passam por insegurança alimentar. Problema agravado pela pandemia, a fome atinge em torno de 19 milhões de brasileiros. Nas últimas semanas, além da doação de 340 cestas a instituições parceiras, a campanha contou a arrecadação de novas doações coletivas realizadas por unidades acadêmicas e administrativas da UFPA.

A doação mais recente foi do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), que fez a entrega de 374 cestas básicas à campanha. A doação foi feita no Centro de Eventos Benedito Nunes, posto de arrecadação da campanha em Belém, e contou com a presença do diretor-geral do Instituto, Marcos Diniz; do diretor adjunto, José Roberto Zamian; da diretora da Faculdade de Computação, Regiane Francês; da diretora da Faculdade de Química Patricia Marinho; do vice-diretor da Faculdade de Estatística, Vinicius Lima; da docente Silvana Perez, representando a Faculdade de Física; e da técnico-administrativa Nubiete Maia.

Para o professor Marcos Diniz, "Esta doação é motivo de grande orgulho para o nosso Instituto, contando com o protagonismo das direções das Faculdades do ICEN e grande participação de nossa comunidade de professores, técnicos e também estudantes. Demonstra nossa união em solidariedade a tantas famílias que passam fome hoje na nossa cidade e ilustra a imensa sensibilidade da comunidade das Exatas em relação a esse problema social gravíssimo que é a fome".

IEMCINo final de maio, o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) também fez sua contribuição com 117 cestas básicas, além de alimentos e itens de higiene avulsos. Estiveram presentes o diretor-geral do Instituto, o professor Eduardo Vieira; o diretor-adjunto, Wilton Pessoa; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, professor Tadeu Oliver Gonçalves; a coordenadora da CPGA, Floriana Batista; os técnicos Eugênio Despointes, da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Higson Monteiro, da Pós-Graduação; e a colaboradora Carla Patrícia Lima Silva, da Comunicação do IEMCI.

O diretor do Instituto, professor Eduardo Vieira, pontuou que “O IEMCI é um Instituto que está muito próximo da comunidade, atendendo crianças e jovens por meio do Clube de Ciências e com muitas parcerias em escolas da comunidade e outras fundações. Isso já institui nessa comunidade acadêmica um senso de responsabilidade social muito forte. Resolvemos nos mobilizar internamente também para a Campanha UFPA contra a fome, por meio dos nossos grupos de estudo e seus líderes, de dirigentes e coordenadores das subunidades. Em pouco mais de um mês, recebemos muitos alimentos”.

Na última semana, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), representado pela servidora Maria Eiras, doou 60 cestas básicas. As arrecadações foram feitas entre professores e técnico-administrativos. O professor Ricardo Vieira, diretor do Instituto, declarou: “Nesse momento de intensa luta diária contra as adversidades trazidas pelo novo coronavírus e contra os revezes próprios de nossa sociedade, o ICB se firma como apoiador das políticas inclusivas da UFPA de inserção na vida da comunidade, seja como razão da própria existência da universidade em nosso contexto social, seja por atender a ações emergenciais sempre que se fizerem necessárias mobilizações de nossos servidores”.

PROADUnidades administrativas - Os servidores da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) doaram 26 cestas na semana passada. “Nós já vínhamos doando mensalmente de forma isolada, cada servidor individualmente entregava as cestas. Em uma reunião da equipe, os servidores sugeriram que reuníssemos as nossas contribuições e, então, fizemos uma doação conjunta, com a intenção de dar mais visibilidade à campanha e engajar mais pessoas, para que possamos conseguir mais doações e beneficiar mais pessoas”, relatou o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida.

A campanha ainda recebeu a doação de 15 cestas dos servidores e colaboradores do Restaurante Universitário (RU). Estiveram presentes na entrega o Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA, professor Ronaldo Araujo, a diretora do RU, professora Xaene Mendonça, e a diretora da Divisão de Nutrição, Elenilma Barros da Silva. No exercício da direção do RU, a nutricionista Elenilma Silva ressaltou: “Como cidadãos e profissionais que atuam promovendo acesso a uma alimentação de qualidade, compreendemos como fundamental a nossa participação em uma campanha tão importante como essa. A pandemia agravou a fome no país. Embora a insegurança alimentar tenha crescido em todo o país, as desigualdades regionais seguem acentuadas, sendo as regiões Norte e Nordeste as mais afetadas pela fome. Assim, a doação de alimentos funciona como uma ação emergencial contra a fome. Ela não consegue resolver o problema, que é estrutural, mas consegue mitigar emergencialmente os efeitos da fome. Por isso a importância de participar da campanha”.

RU 1A campanha continua - A Campanha UFPA contra a fome iniciou em abril e já arrecadou mais de 2 mil cestas em Belém e nos demais campi da universidade. As arrecadações seguem ocorrendo nos postos de todos os campi (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Acervo da Campanha