Página inicial > Ultimas Notícias > AUF abre nova chamada para iniciativas de impacto em resposta ao prolongamento da pandemia de Covid-19

• Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 18h05

AUF COVID19

A Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) divulgou uma nova chamada internacional para projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico por redes colaborativas de estudantes, professores e pesquisadores. A chamada a projetos AUF-COVID-19.2 pretende valorizar a contribuição de universidades membros da AUF para o desenvolvimento de soluções com impacto tecnológico e/ou social para o enfrentamento das dificuldades causadas pelo prolongamento da pandemia de Covid-19. A submissão de projetos ficará aberta até às 18h (fuso horário de Paris) do dia 15 de julho de 2021 e pode ser feita aqui.

Essa nova chamada irá financiar pesquisas-ações, enquetes e/ou estudos dedicados à análise das consequências da crise sanitária que proponham soluções inovadoras nos campos da saúde, da ciência e tecnologia e também das ciências humanas, econômicas e sociais. Os projetos devem prever um impacto a curto ou médio prazo, em resposta ao prolongamento da crise sanitária e suas consequências, e devem ter dimensão inclusiva e responsável em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

No total, será destinado um fundo de 1.000.000 euros para atender aos projetos de duas categorias: A, que engloba projetos com impacto tecnológico, econômico e/ou social com efeito imediato; e B, projetos de alto impacto ou particularmente inovadores, com dimensão inter-regional ou internacional. Para projetos da Categoria A, o valor máximo destinado será de 20 mil euros, podendo cobrir até 90% do orçamento do projeto; já para projetos da Categoria B, o valor máximo destinado é de 50 mil euros para a cobertura de até 80% do orçamento. Em ambas as categorias, o cofinanciamento, público ou privado, também deverá ser especificado no orçamento total apresentado.

Em 2020, a primeira chamada internacional de projetos em resposta à pandemia Covid-19 da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) teve um grande sucesso, o que fez com que a AUF dobrasse o valor do fundo inicialmente previsto. No total, foram beneficiados 92 projetos provenientes de 87 instituições membros em 44 países. Entre os projetos selecionados, está o Ecopet Amazonie, iniciativa realizada por membros da UFPA com foco na produção de faceshields e máscaras adaptadas a partir de garrafas PET para atender comunidades em situação de vulnerabilidade social

Como participar - A chamada privilegia iniciativas de comunidades estudantis no combate à pandemia, sendo que o coordenador deste projeto deve ser docente ou pesquisador(a) docente de uma das instituições membros da AUF. A submissão dos projetos pode ser feita por meio da plataforma de inscrição disponibilizada pela AUF, e, por razões técnicas, o formulário de candidatura deverá ser preenchido prioritariamente em francês, embora possa também ser preenchido em inglês, desde que o resumo do projeto esteja necessariamente redigido em francês. Os projetos selecionados terão a duração de 12 meses a partir da data de assinatura do convênio.

No dia 7 de julho de 2021, haverá um webinar, no idioma francês, para o esclarecimento de dúvidas sobre a chamada. A programação ocorrerá das 15h às 16h, no fuso horário de Paris. Para saber mais, acesse a página da AUF e o  termo de referência em português.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA