Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher promove roda de conversa sobre saúde mental na pós-graduação

Projeto Acolher promove roda de conversa sobre saúde mental na pós-graduação

• Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 12h53

Roda Acolher junho

Na próxima quarta-feira, 24 de junho, o Projeto Acolher, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (NTPC/UFPA), irá realizar mais uma roda de conversa virtual sobre Saúde Emocional na Pós-Graduação para estudantes de pós-graduação de toda a Região Metropolitana de Belém. O objetivo é criar um espaço de acolhimento para os estudantes de todas as pós-graduações da UFPA, incluindo Residências, que vivenciam questões emocionais relacionadas aos estudos. A ação ocorre às 17h, na Plataforma Google Meet. Os interessados devem fazer inscrição, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário on-line.

A dinâmica do encontro é feita sem a presença de docentes, para que os estudantes se sintam confortáveis para conversarem entre si, exporem vivências e questões emocionais relacionadas à pós-graduação, como bloqueio de escrita, ansiedade relacionada ao mestrado ou ao doutorado, problemas de relacionamento com orientador(a), entre outros. Com a presença de voluntários de Graduação de Psicologia, os participantes podem trabalhar as questões emocionais e discutir possíveis soluções para os problemas expostos.

“O Projeto Acolher é o único projeto de extensão brasileiro direcionado especificamente para estudantes de pós-graduação que conhecemos. Sua importância advém da necessidade que os estudantes apresentam de poder falar e trocar ideias com seus pares, sobre questões emocionais ligadas à pós-graduação, buscando uma formação saudável. Com a continuidade da pandemia e o isolamento, alertamos para a necessidade de falar sobre seus sentimentos e emoções. O momento ainda é de muitos desafios, perdas e dificuldade em relação à pós-graduação, e o investimento em saúde mental não é supérfluo, mas essencial para uma formação saudável”, aponta a professora Rachel Ripardo, coordenadora do Projeto Acolher.

Projeto Acolher- O projeto está em funcionamento desde 2018, com rodas de conversa e oficinas voltadas para estudantes de pós-graduação. As atividades foram realizadas de forma presencial nos dois primeiros anos, mas, desde março de 2020, com a declaração de pandemia feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as ações migraram para o formato on-line, e a abrangência de estudantes que participaram se expandiu para todos os campi da UFPA.

Além das rodas de conversa, o Projeto Acolher também atua na rede social Instagram, no perfil @acolher_ufpa, com postagens semanais sobre os temas relacionados à atenção à saúde emocional e sobre a realização de acolhimentos individuais pontuais, por meio do recurso da mensagem direta.

Roda sobre saúde mental do Projeto Acolher

Data: 24 de junho de 2021

Horário: às 17h

Local: Plataforma Google Meet

Inscrições via formulário on-line para receber o link de acesso à sala virtual.

Mais informações podem ser conferidas no perfil do projeto, @acolher_ufpa.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA