Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Oceanografia recebe inscrições para curso de facilitadores do Projeto Orla

• Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h16

Curso Projeto Orla

Estão abertas as inscrições para o Curso de “Formação de Facilitadores do Projeto Orla”, ofertado pela Faculdade de Oceanografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), em cooperação com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU). Realizado de forma remota, o curso visa à certificação de profissionais para conduzir os processos de elaboração de Planos de Gestão Integrada - PGIs das Orlas de municípios brasileiros localizados na zona costeira e às margens de rios federais. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui, até o dia 30 de junho.

O Projeto Orla é uma metodologia de planejamento integrado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável, contribuindo com a função social da propriedade em territórios estratégicos e ambientalmente frágeis, representados pelas orlas oceânicas, fluviais, estuarinas e lacustres onde existem áreas sob o domínio da União. A nova concepção do projeto visa consolidar a metodologia para a elaboração e implementação do PGI, com a compatibilização entre as políticas econômica, patrimonial, turística e ambiental, fundamentada no tripé  mercado/sociedade/governo.

A capacitação permitirá a formação especializada e continuada de Facilitadores do Projeto Orla para que possam reunir uma ampla gama de conhecimentos nas áreas de gestão pública, planejamento, economia, turística, patrimonial, urbanístico, social, ambiental, liderança e moderação de conflitos, entre outros, para que possam melhor atender às demandas dos municípios e conduzir as Oficinas Participativas. Os facilitadores técnicos em Planejamento, especializados em orlas marítimas, estuarinas, fluviais e lacustres, exercem papel essencial na condução de todo o processo, sendo o principal responsável pela qualidade do texto base do PGI.

“A Universidade Federal do Pará foi identificada como potencial parceira para elevar a efetividade do Projeto Orla, porque a nossa universidade é reconhecida como um centro de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, e possui relevante experiência e expertise em processo de capacitação e formação de redes de ensino e pesquisa. A parceria possibilitará o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam como Facilitadores do Projeto Orla e outros profissionais que se enquadram no perfil de profissional com habilidades e competências para conduzir esses processos de elaboração de PGIs, com base nas novas diretrizes do Projeto Orla”, destaca o professor Maamar El Robrini, coordenador geral do curso.

O novo curso é uma parceria desenvolvida entre a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) e a Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Geociências (IG/UFPA) / Faculdade de Oceanografia (FAOC/UFPA), que fará a certificação de profissionais para conduzir os processos de elaboração dos Planos de Gestão Integrada (PGIs) das Orlas de municípios brasileiros localizados na zona costeira e às margens de rios federais.

Como participar- As inscrições são feitas de forma gratuita, no site do curso, até o dia 30 de junho de 2021. Para se candidatar às vagas, o candidato deve possuir formação de nível superior (Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico ou Sequencial) reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, e apresentar declaração de disponibilidade de tempo e possibilidade de viajar aos municípios para a realização de visitas técnicas, reuniões e condução presencial de oficinas para a elaboração de Planos de Gestão Integradas (PGIs).

A seleção dos candidatos aptos a ocupar as vagas ofertadas será realizada pela Comissão de Seleção e Admissão designada pela Coordenação, de acordo com a análise e validação da documentação apresentada e a pontuação obtida com base na tabela disponível no edital.

Sobre o curso- Serão ofertadas 80 vagas, distribuídas igualmente para residentes das cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O curso tem carga horária de 180 horas e será ministrado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), contando com tecnologias necessárias e aplicadas ao ensino remoto, fazendo uso de aulas síncronas e assíncronas. Será disponibilizado um site para acesso ao material instrucional e ao ambiente virtual em que as aulas ocorrerão.

As aulas serão divididas em cinco módulos: Noções Teóricas Gerais; Noções Teóricas Específicas de Caracterização Territorial das Orlas Brasileiras; Noções de Políticas Públicas para o Território; Dimensões do Projeto Orla no Contexto do Desenvolvimento Nacional, Regional e Local e Diretrizes para Elaboração do Plano de Gestão Integrada.

Curso de Formação de Facilitadores do Projeto Orla

Inscrição: Até 30 de junho de 2021, através do formulário on-line

Para mais informações da seleção, acesse o edital.

Mais informações sobre o curso e o projeto orla, acesse o site do curso.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA