Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova as respostas ao levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública ciclo 2021
Início do conteúdo da página

Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova as respostas ao levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública ciclo 2021

  • Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 14h28

Imagem IGG proplan

O Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da UFPA aprovou, na última semana, as respostas que serão assinaladas no questionário de Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas - iGG 2021, levantamento coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Realizado anualmente, o levantamento integra o processo de prestação de contas anuais das instituições públicas avaliadas. Agora as respostas serão submetidas no sistema do TCU, que irá apurar o IGG e divulgar os resultados alcançados pela Universidade.  

A Governança Pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle posto em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Para conhecer a situação da governança no setor público federal e estimular as instituições a adotarem boas práticas, desde 2017, o TCU unificou os  levantamentos dos índices Integrados de Governança e Gestão (iGG), que agora inclui: governança pública, gestão de pessoas, gestão de TI e gestão de contratações. 

“O IGG consiste num conjunto de indicadores que permite aferir a maturidade das organizações públicas, integrando a percepção do nível de implementação de boas práticas em diversos temas, portanto possibilita traduzir a capacidade da organização de administrar bem os seus diversos recursos de forma a gerar resultados e prestar os serviços esperados”, explica Huderson Melo, diretor de Gestão Estratégica (Digest/Proplan/UFPA).

A partir de então, desde o último levantamento de 2018, a UFPA elaborou um Plano de Ação, com o objetivo de melhorar os temas de governança abordados pelo TCU. Foram ainda realizados diversos encontros com as Unidades envolvidas no processo de resposta do questionário para esclarecimentos sobre as questões abordadas no levantamento, com o objetivo de otimizar os resultados aferidos na sondagem atual (ciclo 2021). 

Texto e imagens: Divulgação Proplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página