Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos realiza roteiro virtual neste sábado, 26
Início do conteúdo da página

Projeto Roteiros Geo-Turísticos realiza roteiro virtual neste sábado, 26

  • Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h02

Roteiros Geo Turísticos

O Projeto Roteiros Geo-Turísticos da UFPA irá realizar neste sábado, 26, o roteiro virtual da Belle Époque em Belém do Pará, em uma edição especial que vai apresentar o projeto aos novos estudantes da Universidade, especialmente aqueles aprovados no curso de Geografia. Conhecido por ocupar as ruas do Centro Histórico de Belém, desta vez o roteiro será totalmente  virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e terá transmissão no canal no YouTube. 

O Roteiros Geo-Turísticos busca levar conhecimento acerca da formação geográfica, histórica e espacial da cidade e dialogar sobre a importância dos patrimônios materiais, culturais e ambientais. Para esta edição, o roteiro escolhido tem o propósito de apresentar as transformações urbanísticas que os elementos do período da Belle Époque causaram na cidade de Belém.

‘’Esse roteiro da Belle Époque existe desde abril de 2012 e ele vem acontecendo duas vezes ao ano. Agora, vamos falar de os dois lados da Belle Époque, mostrar os resquícios deixados por esse período, apontar como a circulação de dinheiro em função da borracha provocou mudanças na cidade, as consequências para a periferização em Belém e as contradições socioespaciais’’, comenta a professora e coordenadora do projeto, Maria Goretti Tavares.

A programação vai levar os participantes por lugares icônicos de Belém, como o Cinema Olympia e o Teatro da Paz, dialogar acerca da cultura alimentar promovida pelas barracas de alimentação da Praça da República, além de abordar a relevância de patrimônios como o Palacete Paris n'América, entre outros espaços que foram importantes para o contexto da Belle Époque. O evento é aberto ao público e será realizado no sábado, 26, com início às 16 horas. 

Embora a proposta seja atrair os calouros do curso de Geografia, para conhecerem a importância do projeto e envolverem-se com ele, por ser totalmente on-line, esta edição do roteiro possibilita também que pessoas de outras partes do Brasil e do mundo possam conhecer a cidade de Belém. O trajeto será feito utilizando a ferramenta Google Maps e a transmissão da live ocorrerá no canal Roteiros Geo-Turísticos da UFPA, no YouTube.

Roteiros Geo-Turísticos - Criado em 12 de janeiro de 2011, o projeto já realizou roteiros em bairros temáticos, como Nazaré, Batista Campos e Cidade Velha, que contribuíram para que o Roteiros Geo-Turísticos fosse bastante reconhecido em Belém e ganhasse novos espaços. Hoje, além dos roteiros realizados no Centro Histórico de Belém, existem mais 12 versões sendo feitas em diferentes locais da cidade, incluindo os distritos de Icoaraci e Mosqueiro, além de roteiros parceiros em outros municípios do Pará

Entre os pontos que marcaram esses 10 anos de história do projeto, destaca-se o momento em que o Roteiros ganhou o Prêmio nacional do IPHAN, na 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, e a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota, pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ambos ligados a ações de valorização de patrimônios materiais e imateriais da cidade. 

Serviço:

Roteiros Geo-Turísticos Virtual - Belle Époque em Belém do Pará

Data: 26 de junho de 2021

Horário: 16h

Plataforma de transmissão: canal Roteiros Geo-Turísticos da UFPA, no YouTube

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página