Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Conecta Década promove ações de conscientização sobre a importância dos oceanos

• Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 13h45

conecta decada

Criado especificamente para atuar durante a “Década do Oceano”, o Projeto de Extensão Conecta Década da Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), busca mobilizar diversas áreas do conhecimento, para que, juntas, desenvolvam uma atuação efetiva nos próximos 10 anos, visando informar e influenciar a sociedade sobre práticas de conservação dos oceanos. O projeto está com processo seletivo aberto para novos voluntários, regularmente matriculados na graduação de qualquer região do Brasil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário on-line, até o dia 02 de julho de 2021.

Sob o tema “A ciência que precisamos para o oceano que queremos”, a Década do Oceano visa ampliar a realização das ações da Ciência Oceânica. Essa Década, que vai de 2021 a 2030, tem o objetivo conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares, apoiada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas pelas Nações Unidas (ONU), na Agenda  2030.

Para seguir esse calendário, o Projeto Conecta Década está criando uma rede multidisciplinar na UFPA, aberta à participação e colaboração de representantes de diversos cursos e universidades de todo o Brasil. O objetivo é a articulação de uma rede colaborativa e interdisciplinar na região amazônica, a fim de divulgar noções básicas dos oceanos e desenvolver produtos que se voltem aos resultados sociais desejados, divididos em seis grupos de trabalho: um oceano limpo; saudável e resiliente; previsível; seguro; sustentável e produtivo; e transparente e acessível.

“É essencial construir conexões entre diversas áreas do conhecimento com as questões relacionadas ao oceano, principalmente quando essa relação é estabelecida ainda na graduação, assim o discente constrói sua carreira de maneira consciente, se mobilizando em torno das possibilidades e potencialidades que o oceano oferece, bem como as problemáticas para se chegar ao oceano que precisamos, para o futuro que queremos”, destaca o professor Marcelo Rollnic, coordenador do Projeto Conecta Década.

Atualmente, o projeto já está atuando na divulgação de conteúdos informativos por meio de redes sociais, com foco em estimular a reflexão do pensamento colaborativo da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável no oceano, em escala local e global.

Seleção - O Conecta Décadas está realizando uma seleção para novos voluntários regularmente matriculados na graduação de qualquer região do Brasil, para atuarem dentro dos seis grupos de trabalhos desenvolvidos pelo projeto: um oceano limpo; saudável e resiliente; previsível; seguro; sustentável e produtivo; e transparente e acessível. A seleção se dá em três fases, todas de forma virtual: formulário de inscrição, entrevista, e apresentação de aptidão de acordo com a área escolhida. As inscrições ficarão abertas até o dia 2 de julho de 2021.

O projeto contará com reuniões semanais, de forma virtual, com os candidatos aprovados. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área para atuar de acordo com a sua afinidade. Por exemplo: marketing, o candidato irá atuar criando arte para as redes sociais; no desenvolvimento, o aluno fará pesquisas, criação de texto e desenvolvimento de produtos, etc.

Inscrições para o Projeto de Extensão Conecta Década

Público alvo: alunos de qualquer graduação de Universidade de todo o Brasil

Inscrição: gratuita, até 2 de junho de 2021 por meio de formulário online

Para saber mais, acesse a página @conecta_decada.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA