Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aprova e publica seu Relatório de Gestão 2020

UFPA aprova e publica seu Relatório de Gestão 2020

• Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 19h29

portal relatório

O Conselho Superior de Administração (Consad) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta quarta-feira, 30 de junho, o Relatório de Gestão 2020, documento que sintetiza as atividades da instituição e presta contas à sociedade e aos órgãos de controle do serviço público. Na forma de relato integrado, com infográficos e figuras, o relatório apresenta as principais estruturas de funcionamento da universidade, estratégias de gestão e resultados alcançados.

O Relatório de Gestão foi organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), com a participação de diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFPA que forneceram informações, dados e análises para composição do documento. Baseado em várias diretrizes da administração pública federal e do Tribunal de Contas da União, desde 2018, o relatório é apresentado na forma de relato integrado, com estrutura e conteúdo que visam apresentar os principais resultados da instituição de forma clara, objetiva e didática para a leitura de qualquer cidadão(ã) interessado(a). Em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, foram realizados o projeto gráfico e a revisão do documento para publicação.

O formato de relato integrado é um desafio, considerando a abrangência da Universidade e a necessidade de obtenção de dados de diversas unidades. Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino, esse esforço de sistematização dá a ver de forma mais organizada e objetiva o trabalho realizado pela universidade: “Apesar das dificuldades impostas pelo contexto atual, as equipes envolvidas aplicaram grande esforço e comprometimento para entregar à sociedade um documento conciso e transparente, que retratasse os resultados obtidos pela instituição em 2020. O relatório materializa o empenho de toda a comunidade da UFPA para a realização de sua missão institucional”.

O relatório é introduzido pela mensagem do dirigente máximo, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, seguido de cinco capítulos: 1. Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo; 2. Riscos, Oportunidades e Perspectivas; 3. Governança e Estratégia; 4. Resultados e Desempenho da Gestão; 5. Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.

No capítulo dos resultados, é possível consultar os dados e as análises relacionados às ações, programas e projetos desenvolvidos nas áreas de ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa e inovação, extensão universitária, internacionalização, responsabilidade social, assistência estudantil e acessibilidade, excelência acadêmica, gestão orçamentária, gestão de pessoas, licitações e contratos, gestão patrimonial e infraestrutura, gestão da tecnologia da informação, gestão de custos e sustentabilidade.

O reitor da UFPA destacou o significado desses resultados no contexto vivido: “É uma grande satisfação vermos os resultados da UFPA consolidados no Relatório de Gestão 2020. Mesmo com um cenário adverso de pandemia e de restrições orçamentárias, são muito significativos os avanços descritos, em particular quanto à qualidade da gestão e das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Há, também, diversos indicadores de reconhecimento nacional e internacional das conquistas acadêmicas e científicas da UFPA, o que é muito positivo e atesta a grande visibilidade da instituição”.

Além do relatório, outros documentos de prestação de contas da Universidade estão disponibilizados na página Transparência e Prestação de Contas.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA