Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA oferta apoio especializado e individual a estudantes com deficiência

UFPA oferta apoio especializado e individual a estudantes com deficiência

• Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 14h25

Normativa PAI PCD

(Descrição da imagem - Sobre um fundo azul claro, escrito em letras azuis escuras PAI 2021 Apoio Especializado e Individual a Estudantes com Deficiência - PAI PcD 2021. No meio do banner, à direita, o desenho de quatro mãos segurando uma na outra, em forma de círculo, com as figuras de uma orelha, um cérebro, uma pessoa em cadeira de roda e uma pessoa cega, com bengala. Abaixo, escrito: solicitação no sigaest.ufpa.br. No canto inferior esquerdo, os logos da Coacess, da Saest e o Brasão da UFPA.)

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), torna pública a Instrução Normativa Nº 15/2021SAEST/UFPA, a qual estabelece critérios para concessão de Apoio Especializado e Individual (PAI/PcD) - aos (às) discentes com deficiência. O programa objetiva a autonomia, a independência, a qualidade de vida e a inclusão social.O apoio é de fluxo contínuo, ou seja, pode ser solicitado durante todo o ano letivo.

Por meio do programa, os estudantes com deficiência poderão solicitar tradução e interpretação em Libras/Português, audiodescrição com consultoria, cuidador/profissional de apoio, transcrição e revisão em Braille, monitoria, produtos audiovisuais acessíveis, adaptação de textos para formato digital acessível, encaminhamento para orientação psicopedagógica, avaliação, orientação, indicação e implementação de tecnologia assistiva, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e consultoria colaborativa em acessibilidade.

Podem solicitar os serviços discentes com deficiência dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, devidamente matriculados (as) em atividade curricular remota, híbrida ou presencial. Para efeito da Instrução Normativa, são consideradas pessoas com deficiência pessoas com deficiência física (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções); com deficiência visual (cegos (as), baixa visão e visão monocular); com deficiência auditiva (surdos, deficiência auditiva e surdo-cego); com Transtorno do Espectro Autista (TEA); com deficiência intelectual e pessoas com deficiências múltiplas.

Como se inscrever - As inscrições para o Apoio Especializado serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest). O (A) candidato (a) deve acessar o sistema com CPF e senha, clicar em “Programa PAI/PcD”. Após esse procedimento, deve-se realizar o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico e Pedagógico com a anexação da documentação exigida na Instrução Normativa, por meio exclusivo do Sigaest, em arquivo formato JPG e em tamanho máximo de 500 Kbytes.

Os estudantes com deficiências já cadastrados no Sigaest não precisam fazer novo cadastro, basta fazer a solicitação do serviço que o sistema detecta o perfil com seus dados. Em caso de o (a) discente encontrar dificuldades de fazer o cadastro no Sigaest, poderá enviar requerimento de solicitação de abertura do sistema para a realização de inscrição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ao acessar o Sigaest, o sistema identifica a deficiência do (da) estudante que pode ser visual, física, transtorno do espectro autista (TEA), intelectual, auditiva, surdo e surdocegueira. Em caso de deficiência múltipla, identificada pela equipe técnica da Coacess/Saest, após a avaliação especializada, o (a) discente será cadastrado (a) em um dos grupos de deficiência, considerando-se a complexidade da deficiência, as demandas de acessibilidade e os recursos humanos e tecnológicos disponíveis em cada divisão especializada da Coacess/ Saest.

Apoio Especializado a Estudantes PcD - PAI-2021

Inscrição: durante o ano letivo

Telefone: 3201 7673 (terças às quintas-feiras, das 8h às 14h)

Acesse Instrução Normativa