Página inicial > Ultimas Notícias > Software desenvolvido por estudantes da Faculdade de Computação da UFPA é premiado em concurso internacional

• Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 18h27

Lepic 4

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram projeto premiado na sexta edição do Concurso de Estudantes de Engenharia de Software (SCORE), competição que integra a 43ª Conferência Internacional de Engenharia de Software (ICSE 2021), um dos eventos mais relevantes na área. O projeto foi desenvolvido durante o período de Ensino Remoto Emergencial em 2020.

O projeto premiado na competição é o Lepic, que tem como objetivo apoiar a avaliação e gestão da fluência de leitura nas condições de ensino possíveis em tempos de pandemia. Os estudantes Aian Shay, Arthur Takeshi, Felipe de Melo, Isabela Batista, João Canavarro, Pedro Victor, Renan Cunha e Vitor Cantão trabalharam no projeto orientados pelos professores Cleidson de Souza e Victor Hugo Pinto, ambos da Faculdade de Computação (Facomp/UFPA), com auxílio do monitor Anderson Costa (aluno de doutorado do PPGCC). A atividade integrou as disciplinas Laboratório de Engenharia de Software, do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e Estudos Especiais em Sistemas de Informação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Facomp.

Lepic 1A ideia desenvolvida foi proposta por professores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a competição,  33 equipes de vários lugares do mundo se inscreveram. A equipe formada por alunos da UFPA é a única brasileira e passou como uma das nove melhores para a semifinal e depois foi para a final competindo com outras quatro equipes. A divulgação dos vencedores ocorreu no dia 28 de maio, sendo a equipe da UFPA premiada.

Segundo o professor Cleidson de Souza (Facomp/UFPA), que orientou a equipe que participou da competição, a presença da UFPA no concurso entre as finalistas é um resultado excelente para a Instituição e mostra a qualidade do ensino da graduação.

Sobre o Lepic - O software pretende auxiliar professores e parentes de estudantes em seus processos de alfabetização, que, no Brasil, têm ocorrido principalmente a distância, devido às condições sanitárias impostas pelo novo coronavírus. O programa permite aos alunos realizar uploads de áudios de leituras, que serão corrigidas com base em alguns critérios, como tempo de leitura, palavras por minuto e possíveis déficits detectados. A ferramenta foi desenvolvida com práticas de Engenharia de Softwares ministradas na disciplina dos professores Cleidson e Victor Hugo, as quais envolvem desde o entendimento do problema, desenvolvimento, aprimoramento da solução e realização de atividades de verificação até os testes durante todo o processo. Além disso, os alunos também aplicam diversos conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores da Faculdade de Computação.

Lepic 2Sobre o concurso - Após uma avaliação cuidadosa realizada pelo Comitê do Programa SCORE, um número limitado de cinco equipes finalistas foi convidado para a apresentação final do projeto durante a conferência ICSE 2021. A apresentação dos projetos das equipes finalistas foi feita dia 25 de maio e o anúncio oficial do Prêmio SCORE foi feito no dia 28 de maio. A equipe da UFPA foi anunciada como vencedora e receberá um certificado de premiação em formato digital.

De acordo com Isabela Batista, estudante do Curso de Ciência da Computação, “Estar na final foi uma surpresa boa, cada resultado de que tínhamos avançado na competição era motivo de comemoração para a equipe e servia para aumentar mais e mais nossa motivação para as etapas seguintes. Não diríamos que foi algo inesperado, pois é resultado da união de esforços e de muitas horas de trabalho, mas algo que queríamos muito e insistimos até alcançar. Essa competição nos ensinou muito sobre nós mesmos e parceiros na equipe, nos fazendo crescer como profissionais nos campos de colaboração e relacionamento, além de nos dar uma experiência prática que ultrapassou a sala de aula e, claro, cumprir os objetivos da disciplina”.

A estudante ainda destaca o valor da experiência para que outros alunos também se motivem a aprender inovando e a inovar aprendendo: “Ficamos extremamente contentes, pois tivemos a oportunidade de aprender e vivenciar a realidade antes mesmo da conclusão da graduação, sem falar no reconhecimento que estamos recebendo por esse feito. Ter essa visibilidade mostra que não apenas nós fomos capazes de atingir esse resultado, mas também outros alunos da Instituição também podem fazer o mesmo, servindo de exemplo e incentivo para aumentar o engajamento de todos em eventos similares”.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Acervo do projeto