Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Prefeitura de Barcarena dialogam sobre parcerias para o município

UFPA e Prefeitura de Barcarena dialogam sobre parcerias para o município

• Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 11h38

01.07.2021 Visita de Renato Ogawa prefeito de Barcarena Foto Alexandre de Moraes portal 02

Em reunião na última quinta-feira, 1º de julho, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, e o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, discutiram parcerias para o município nas áreas da educação e do urbanismo. Para 2022, a UFPA ofertará em Barcarena o curso de Engenharia Industrial, no campus de Abaetetuba, além de uma turma do curso de Engenharia Civil por meio do Programa FormaPará. As atividades acadêmicas serão realizadas no espaço construído pelo município de Barcarena para acolher um polo da UFPA.

Além da oferta de cursos, o prefeito de Barcarena solicitou o apoio da UFPA no suporte ao planejamento urbano do município. De acordo com o prefeito Renato Ogawa, “Barcarena é um município portuário, tem algumas peculiaridades. Nós precisamos desse know how, da capacidade técnica da universidade para que a gente possa montar um plano, para que o município não venha a ter problema daqui a cinco, dez anos, por conta do crescimento que acontece no município. Eu acredito que vai ser uma grande parceria, já vamos começar os trabalhos e vai ser importante para o povo de Barcarena”, relatou.

O reitor Emmanuel Tourinho destacou a importância das parcerias entre a universidade e o poder público municipal: “A UFPA sempre contribuiu com diferentes esferas da administração pública e, especialmente, com as prefeituras de municípios paraenses. Dessa forma, tem sido possível avançar, ao longo das últimas décadas, no nosso bem-sucedido processo de interiorização do ensino superior, transformando muitas realidades. Esta nova parceria com a Prefeitura de Bragança colocará à disposição da população do município o ensino, a pesquisa e a extensão que produzimos na universidade”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA