Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aprova edital do Processo Seletivo Especial 2021-2 para Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 10h32

PSE IQ 2021 2 PSE IQ Geral Portal

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta terça-feira, 6 de julho, o edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021-2). Serão abertas 336 vagas, sendo 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 ofertas de cursos em oito campi da UFPA. O edital será lançado no dia 9 de julho e as inscrições ocorrerão de 14 a 20 de julho de 2021. Não haverá pagamento de taxa de inscrição.

A seleção visa ao ingresso de indígenas e quilombolas em vagas destinadas a esse público ainda em 2021, apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia. Como se trata de processo presencial, não foi possível prever a realização de provas no primeiro semestre, em decorrência da situação epidemiológica.

O processo seletivo contará com duas etapas: uma prova de redação em Língua Portuguesa e uma entrevista, ambas classificatórias e eliminatórias. As provas do PSE 2021-2 serão realizadas em Altamira e Belém (para candidatos/as indígenas) e em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure (para candidatos/as quilombolas). A prova de redação está prevista para o dia 8 de agosto e as entrevistas ocorrerão de 9 a 11 de setembro de 2021.

O ingresso dos(as) estudantes está previsto para o 3o Período Letivo de 2021 (PL3), com início das atividades no dia 14 de outubro.

Inscrições - Para inscrição no PSE 2021-2, o(a) candidato(a) deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo). As solicitações de inscrição serão on-line, pelo site do ceps.ufpa.br. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar sua primeira opção de curso, podendo indicar também uma segunda opção entre os cursos oferecidos no PSE 2021-2. Quem não for aprovado(a) em sua primeira opção de curso e tiver indicado uma segunda opção concorrerá às vagas não preenchidas referentes a essa opção.

Candidatos(as) PcD devem informar, no momento da inscrição, em campo próprio, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização das provas.

Após a inscrição via sistema, os(as) candidatos(a) ainda deverão enviar, até as 18h do dia 20 de julho de 2021, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o boleto/comprovante de inscrição e a Declaração de Pertencimento Étnico (conforme orientações do edital).

A documentação apresentada será analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e docentes da UFPA. Não serão homologadas as inscrições de candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida. A publicação das inscrições homologadas ocorrerá até 27 de julho de 2021, no site do ceps.ufpa.br.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA