Página inicial > Ultimas Notícias > BAIPcast promove o compartilhamento de conhecimento científico em diferentes plataformas digitais

• Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 14h49

BaipCast

Com a ideia de popularizar o conhecimento científico, o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infectantes e Parasitários (PPG-BAIP), da Universidade Federal do Pará, está produzindo o Podcast ‘‘BAIPcast’’, que busca facilitar o acesso da população a assuntos de cunho científico utilizando uma linguagem de fácil entendimento. Atualmente, o BAIPcast já possui seis episódios disponíveis para acesso em diversas plataformas de áudio.

No ar desde fevereiro de 2021, o BAIPcast almeja divulgar amplamente a ciência, oferecendo informações, debates, exposições e explicações sobre temas científicos variados, de forma que este conhecimento possa se expandir para toda a sociedade. ‘‘Com a chegada da pandemia, surgiu uma grande necessidade de se passar informações apuradas para a sociedade e combater a disseminação de notícias equivocadas. Isso nos levou a estruturar ações de divulgação científica envolvendo as diversas mídias sociais, consideradas, atualmente, o novo lócus da ciência.’’, comenta o coordenador do PPGBAIP, Eduardo Santos.

A equipe do  projeto optou por utilizar o podcast, pois é uma das mais novas formas de oferecer conteúdo de forma acessível para as pessoas, uma vez que os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de cada indivíduo, além de facilitar para o ouvinte o seu uso em momentos em que estiver realizando outra atividade, inclusive as atividades diárias. Para melhorar o alcance das informações compartilhadas, a estratégia do PPGBAIP foi utilizar também outros três canais para a difusão desse conhecimento científico: Instagram, Facebook e YouTube, tirando proveito do alcance e das especificidades de cada ferramenta.

BAIPcast - Em cada episódio do podcast,  um profissional é convidado para debater acerca do tema selecionado. Até o momento, o BAIPcast contou com a presença dos pesquisadores Eduardo Santos, coordenador do PPGBaip;  Francisco Tiago Melo, docente e egresso do PPGBaip;  Antônio Carlos Vallinoto, do PPGBaip; Marília Brasil Xavier, do Núcleo de Medicina Tropical (NMT/UFPA); e Daniel Brooks, da Universidade de Toronto.

‘‘Contar com um profissional reconhecido em cada tema é importante, pois, por essa fonte ter contato direto com o que está sendo discutido, ele pode transmitir o conhecimento de forma mais adequada para os ouvintes. Além do mais, a participação desses convidados atrai o público acadêmico, estimulando e atraindo outros profissionais para comparecerem na produção de novos conteúdos.’’ Complementa o coordenador, Eduardo Santos.

Os temas do podcast são escolhidos de acordo com o que se mostra relevante para o atual momento, focando principalmente naqueles temas que se apresentam frequentes no debate midiático e envolvem doenças infecciosas e parasitárias, além de reservar um espaço para a divulgação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas dentro do PPGBaip.

Os temas já abordados foram: a importância do BAIPcast para a ciência e sociedade; Sars-CoV-2 e o desafios das vacinas; O PPGBAIP na visão do egresso; Projetos de extensão do PPGBAP; Impactos sociais e de saúde pública da Covid19 na Amazônia; Paradigma de Estocolmo mudanças climáticas e dinâmica de doenças infecciosas e parasitárias. Para saber mais sobre cada um, acesse os episódios do BAIPcast nas seguintes plataformas: Spotify, Anchor e Google Podcasts.

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação