Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA irá sediar a 10ª edição do Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

UFPA irá sediar a 10ª edição do Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

• Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 16h32

Pesquisa Empirica em Direito

Com o propósito de promover um espaço de diálogo e interação entre pesquisadoras e pesquisadores de Direito, a Rede de Estudos Empíricos em Direito irá realizar a 10ª edição do Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, que, este ano, será sediado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Com uma programação dividida entre oficinas, mesas temáticas e cursos, o encontro acontecerá entre os dias 8 e 11 de novembro, no formato on-line. As inscrições e a submissão de trabalhos podem ser feitas no site do evento.

O encontro tem como objetivo descentralizar o debate e a produção acadêmica, com a inclusão de produções e contextos das diversas regiões do país, expandindo, assim, a formação e o debate da pesquisa empírica para o âmbito nacional. Para enriquecer o debate, a programação contará com a participação de convidados reconhecidos de diversas áreas e regiões do Brasil, como as professoras Zélia Amador de Deus, da UFPA, e Ana Gabriela Mendes Braga, da USP, entre outros.

‘‘O encontro é um espaço para estimular projetos e propostas de estudos que envolvam pesquisa empírica em Direito. Ele contará com cursos, grupos de trabalho variados, como meio ambiente, justiça criminal etc. Ainda contará com mesas temáticas, painéis e uma oficina de metodologia de pesquisa para ajudar no processo de formação e debates sobre pesquisa em Direito’’, comenta a professora Luanna Thomaz, do Instituto de Ciências Jurídicas.

Podem participar os estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Direito e de outras áreas do conhecimento que tenham o Direito como objeto de estudo. As inscrições devem ser realizadas via site do evento, até o dia 9 de novembro, e o valor é R$10,00.

Submissão de trabalhos - A organização aceita a apresentação de trabalhos científicos que considerem o campo do Direito como objeto de pesquisa e adotem técnicas de investigação empírica. Podem submeter propostas de trabalhos pesquisadores, mestres e doutores vinculados ou não a instituições de ensino e a centros de pesquisa, estudantes de Graduação ou Pós-Graduação em Direito e de quaisquer áreas do conhecimento. Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos, que serão aceitos nos seguintes formatos: comunicação oral e pôster. Serão aceitas propostas em português, espanhol ou inglês.

A proposta deve ser enviada em forma de resumo até 31 de julho de 2021, por meio da plataforma oficial do evento. A lista dos resumos selecionados para apresentação será divulgada a partir do dia 31 de julho de 2021. Durante o evento, pelo menos um autor deverá estar presente no horário de exposição para discutir o trabalho com pesquisadores interessados no tema.para comunicação oral ou pôster no evento.

REED - A Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED), criada em 2011, é uma organização formada por professores e pesquisadores que se dedicam a refletir, produzir e publicar pesquisas jurídicas com base empírica, isto é, baseadas em experiências vividas por essas pessoas. Assim, o trabalho tem sido o de mobilizar, articular e disseminar conhecimentos produzidos em pesquisas empíricas no campo do Direito.

O objetivo da REED é articular pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de forma horizontal e descentralizada, para promover a divulgação de estudos, dados e reflexões sobre pesquisas empíricas no campo jurídico, com foco especial na análise e na capacitação em técnicas e métodos empíricos adaptados a esse campo. Para isso, a REED promove eventos e cursos e publica, semestralmente, a Revista de Estudos Empíricos em Direito.

X Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

Data: 8 a 12 de novembro