Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Pós-Graduação encerram inscrições para mais de 100 vagas em julho

Programas de Pós-Graduação encerram inscrições para mais de 100 vagas em julho

• Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 18h36

portal ufpa pós graduação

A Universidade Federal do Pará está com inscrições encerrando para cerca de 180 vagas em diversos Programas de Pós-Graduação para cursos stricto sensu - mestrado e doutorado. As oportunidades são para os campi de Belém e Altamira, nas áreas de Ciências Biológicas, Humanas, da Natureza, da Saúde e Engenharias.

Com o encerramento das inscrições previsto já para o próximo dia 21 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente (PPGCMA) está com seleção aberta para a ocupação das 15 (quinze) vagas remanescentes voltadas para servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFPA. As vagas são para a turma de mestrado e estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Conservação e Construção do Meio Ambiente e  Metodologias Integradoras em Ciências e Meio Ambiente.

Também encerrando as inscrições no dia 21 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) oferta 28 vagas de mestrado, distribuídas em três áreas de concentração:  Computação Aplicada, Telecomunicações e Sistemas de Energia Elétrica. São aceitos candidatos que tenham diploma de Graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações ou em áreas afins, desde que comprovada no histórico escolar a base mínima necessária para as disciplinas na área pleiteada no PPGEE.

Outro programa que está oferecendo 28 vagas para ampla concorrência em seu curso de mestrado é o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) do Instituto de Ciências (UFPA). O curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano destina-se prioritariamente à formação de recursos humanos para atuação nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Há também a oferta de  quatro vagas voltadas especificamente aos servidores da UFPA. As inscrições vão até o dia 28 de julho e as atividades estão previstas para iniciar em outubro de 2021.

Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) está com 17 vagas disponíveis para mestrado na área de concentração “Segurança Pública, Justiça, Conflitos e Cidadania”, na linha de pesquisa “Políticas, Gestão, Direitos Humanos, Criminalidade e Tecnologia da Informação”. As inscrições terminam às 18h do dia 23 de julho. Já o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (MacPro) inscreve para 16 (dezesseis) vagas divididas em duas áreas de concentração: Diagnóstico (12) e Diagnóstico Veterinário (4). Para esta seleção de mestrado, as inscrições seguem até o dia 30 de julho.

Doutorado - Para quem deseja ingressar em um curso de doutorado, as seleções abertas que encerram as inscrições já nos próximos dias são para os seguintes Programas de Pós-Graduação:  Engenharia Elétrica (PPGEE), com 16 (dezesseis) vagas e inscrições até o dia 21 de julho; Engenharia de Recursos Naturais  da Amazônia (Proderna), com 20 (vinte) vagas e inscrições até o dia 28 de julho; Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), com vagas disponíveis de acordo com cada orientador e inscrições encerrando às 12h do dia 30 de julho; e Ecologia (PPGECO), com 5 (cinco) vagas disponíveis e inscrições até 30 de julho.

Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) oferece 16 (dezesseis) vagas em uma seleção de fluxo contínuo, que deve ocorrer até o dia 30 de novembro de 2021. Também com seleção de fluxo contínuo, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) está com 5 (cinco) vagas disponíveis para o preenchimento até o dia de dezembro. Por fim, o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT) do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) realiza um processo seletivo especial para docentes pertencentes ao quadro efetivo da Faculdade de Medicina do Campus de Altamira da UFPA. No total, são 10 (dez) vagas disponíveis, com inscrições até o dia 3 de setembro de 2021.

Para acessar os editais de cada um dos Programas de Pós-Graduação, acesse a página de cursos stricto sensu no SIGAA UFPA.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA