Programa de gestão de qualidade no ensino gera experiências promissoras na graduação
A qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão requer, entre outras, a eficiência na gestão acadêmica e administrativa. Essas dimensões estão intimamente ligadas, sobretudo quando falamos do contexto universitário, em que os conhecimentos básicos e aplicados devem gerar transformações nas rotinas cotidianas de professores, técnicos administrativos e estudantes.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) possui uma série de programas e ações que visa qualificar a sua gestão administrativa e a sua gestão acadêmica, como base para o fortalecimento da excelência universitária. Programas de qualificação e valorização de servidores técnicos e docentes, ações de mapeamento de competências, sistematização de processos de gestão, entre outras iniciativas, visam, em médio e longo prazos, possibilitar a otimização de recursos humanos e materiais e direcionar esforços para avançar na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.
Uma dessas ações, iniciada em 2017, é o GestQuali - Subprograma Gestão de Qualidade, do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA, por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep).
O GestQuali tem como ponto de partida a segregação das atividades de gestão administrativas e acadêmicas no âmbito das faculdades, de modo que as administrativas sejam geridas pelos chamados diretores administrativos e somente as atividades acadêmicas continuem a cargo dos gestores docentes nas faculdades. A proposta é que as atividades administrativas sejam desenvolvidas, principalmente, por administradores que possuem formação e competências específicas para esse tipo de trabalho.
Atualmente, a realidade da gestão de faculdades é tal que os docentes gestores acumulam as demandas acadêmicas e administrativas, muitas vezes sem experiência de gestão administrativa e vivenciando uma sobrecarga de atividades. Com o GestQuali, a ideia é que o trabalho administrativo seja direcionado a administradores. Assim, os docentes que são gestores da graduação podem dedicar seus esforços à gestão acadêmica.
Implementação - O GestQuali foi iniciado em 2017, de forma experimental, e, desde então, está sendo desenvolvido em seis unidades acadêmicas que se dispuseram a implementar e avaliar a ação. São elas: o Instituto de Ciências da Saúde (ICS), com a participação inicial da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO); o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), a princípio com a integração da Faculdade de Matemática (Famat); o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com a participação da Faculdade de Biomedicina (FBM), da Faculdade de Biotecnologia (FBT) e da Faculdade de Ciências Biológicas (FCB); o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com a Faculdade de Desenvolvimento Rural (Facdes); o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), com a Faculdade de Educação Matemática e Científica (Femci); e o Instituto de Geociências (IG), com a Faculdade de Geologia (Fageo), a Faculdade de Geofísica (Fageof), a Faculdade de Oceanografia (FAOC) e a Faculdade de Meteorologia (Famet).
Um grupo de seis servidores da área de administração vem participando do subprograma, assumindo as funções de diretores administrativos nas unidades/faculdades participantes da experiência piloto. Ao longo desses anos, os servidores atuaram na Diquale-Proeg e nas direções das faculdades e dos institutos a fim de sistematizar os processos e as funções pertinentes à gestão administrativa, de modo que pudessem paulatinamente assumir essas atividades.
Nesse período, também foram ofertadas capacitações específicas para esses servidores, para que estudassem os processos de gestão e pudessem não apenas assumir as atribuições administrativas como também pensar formas de aperfeiçoá-las e otimizá-las.
Avaliação dos resultados - Nos últimos dias 30 de junho e 13 de julho, foram realizadas reuniões de balanço dos resultados já alcançados pelo GestQuali e discussão das dificuldades e desafios encontrados no percurso. Com a participação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho, de pró-reitores, diretores da Proeg, diretores de unidades, diretores de faculdades e dos diretores administrativos, os encontros envolveram muitos relatos positivos da experiência vivenciada nas unidades em que o subprograma está em desenvolvimento.
A professora Marilia Magno, diretora da FFTO, relatou que, após a implementação do GestQuali, não visualiza mais o funcionamento da faculdade sem o papel do diretor administrativo. O professor Marcos Diniz, diretor do ICEN, indicou que o subprograma tem potencial para ser expandido para outras unidades, sobretudo à medida que as experiências exitosas se tornarem conhecidas pelos gestores.
Ao apresentar os resultados integrados do subprograma nas diferentes unidades, a administradora Larissa Carvalho, diretora administrativa da Secretaria Integrada do IG, apontou como pontos positivos a diminuição da sobrecarga de trabalho dos diretores de faculdade; a ampliação do horário de atendimento aos estudantes; a sistematização e organização dos processos de gestão; a maior eficiência e celeridade nos processos e a importância da parceria com os gestores das unidades para viabilizar as transformações culturais e a infraestrutura necessárias ao acolhimento do subprograma.
Secretarias Integradas - Uma das formas de implementação do GestQuali é a criação de Secretarias Integradas que atendem às demandas de estudantes de mais de uma faculdade no instituto. Uma experiência já implementada, que tem proporcionado promissores resultados, é a da Secretaria Integrada do Instituto de Geociências. Com base nos princípios do GestQuali, o instituto aproveitou a oportunidade para criar um novo setor, coordenado pela diretora administrativa, com uma equipe formada pelos vários secretários e pelos estagiários que antes atendiam separadamente às atividades de cada faculdade. Com isso, foi possível organizar e otimizar o trabalho e qualificar o atendimento aos alunos, inclusive ampliando o horário de atendimento para 12 horas ininterruptas a fim de cobrir os três turnos de cursos.
Para o Prof. Arnaldo Queiroz, diretor do IG, “A Secretaria Integrada permitiu que fossem otimizados vários processos. Percebemos como é fundamental o papel do diretor administrativo, com formação apropriada para a função, para que as atividades sejam desenvolvidas de forma mais eficiente”.
Qualidade no ensino - “O PGRAD-GestQuali faz parte de uma série de ações e políticas da Universidade com as quais se pretende alcançar um novo patamar de qualidade no ensino de graduação. Alguns gestores consideram a graduação um sistema complexo, com tantas variáveis que é difícil produzir resultados expressivos em curto prazo. Nós acreditamos que é possível avançar substancialmente com ações articuladas, como o GestQuali, o LabInfra, a flexibilização curricular e o acompanhamento da graduação”, destaca o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.
Entre as políticas integradas ao PGRAD-GestQuali, está a flexibilização curricular, aprovada em 2018, que possibilita ao estudante escolher como cumprir de 10% a 30% da carga horária da sua trajetória acadêmica, de acordo com os seus interesses intelectuais e profissionais. Outra iniciativa importante tem sido o Programa LabInfra, que já investiu cerca de 25 milhões na estruturação ou reestruturação de laboratórios de ensino, por meio de editais anuais, nos últimos cinco anos. Também estão sendo estabelecidos novos padrões de qualidade na infraestrutura dos principais espaços de ensino na UFPA, a exemplo do Mirante do Rio e dos blocos de aula do Setor Profissional do Campus do Guamá. Uma alteração sutil, que tem feito bastante diferença, foi a mudança nas regras de concurso para docentes, de modo a não exigir formação de base em apenas uma área, para que os novos professores contratados tenham formação diversificada e possam enriquecer também a aprendizagem dos estudantes.
“O GestQuali é, portanto, parte do esforço para garantir aos discentes da UFPA experiências de formação planejadas do melhor modo, com uma interlocução mais rica e diversificada, em ambientes estimulantes, que possibilitam as melhores práticas pedagógicas”, reforça o reitor.
Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
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