Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Serviço Social da UFPA promove o Seminário Atualidade e Urgência de Florestan Fernandes

• Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 15h47

Seminário Florestan Fernandes

Nos dias 28 e 29 de julho, será realizado o Seminário ‘‘Atualidade e a Urgência de Florestan Fernandes: aprendizados para o Serviço Social’’, da Universidade Federal do Pará. O evento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho, Sociedade e Estado na Amazônia e tem como objetivo proporcionar um debate aos alunos de Ciências Sociais  acerca da produção do patrono das Ciências Sociais brasileiras, Florestan Fernandes. O encontro contará com certificação e será transmitido na página do Cress/PA no Facebook.

O propósito do seminário é promover um debate no qual será feita uma nova atualização da obra de Florestan Fernandes para decifrar os enigmas e as ideologias que explicam a aparente imutabilidade das relações sociais no Brasil e na Amazônia e para possibilitar aos estudantes das Ciências Sociais acesso às obras do autor centenário. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais que apresentarão temas, como: Ciências versus deseducação, a contribuição de Florestan Fernandes para as Ciências Sociais, entre outros.

‘‘Os colegas das outras IES são vinculados institucionalmente a vários Programas de Pós-Graduação em Educação e trazem consigo experiência necessária nos espaços acadêmicos que, por excelência, devem ser vivenciados pelas trocas de saberes e conhecimentos, principalmente em um país com dimensões continentais como o Brasil. Todos são estudiosos da obra de Florestan Fernandes, que, como patrono dos cientistas sociais, agrega com facilidade todas as disciplinas que fazem parte da área’’, comenta a professora e coordenadora do seminário, Maria Antonia Nascimento.

O seminário ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho de 2021, das 14h30 às 21h, e será voltado para professores, discentes e profissionais das Ciências Sociais em geral e de áreas afins. Para obter certificado de presença, o participante deve assinar a lista de frequência, que será disponibilizada durante a transmissão do evento, que acontecerá na página do Cress/PA no Facebook. Acesse a programação completa aqui.

Florestan Fernandes - Florestan Fernandes é considerado patrono das Ciências Sociais do Brasil. Ele se identificava como um “sociólogo crítico e militante, que queria escrever uma nova interpretação do Brasil” e foi um defensor incansável do ensino público e de qualidade para todos. As obras do autor fazem parte da bibliografia que forma assistentes sociais nas principais universidades brasileiras e latino-americanas, como é o caso da FASS e do PPGSS/UFPA.

Com obras e ativismo político com foco na defesa de um Brasil no qual a maioria da classe trabalhadora pudesse viver com condições dignas, o sociólogo se tornou um nome importante não somente no ambiente acadêmico mas também em movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro, em virtude das suas pesquisas acerca da desmistificação do mito da democracia racial e do ativismo na luta antirracista.

Data: 28 e 29 de julho de 2021

Plataforma de transmissão: página do Cress/PA no Facebook