Página inicial > Ultimas Notícias > Vll Jornada de Etnomusicologia e o VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia recebem submissão de trabalhos

• Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 17h52

Jornada labetno

Se interessa pela valorização da diversidade musical do Norte e propõe estudos sobre o tema? Então não perca o prazo para a inscrição da Vll Jornada de Etnomusicologia e do VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que, este ano, terá como tema Etnomusicologia Locais: Saberes E Fazeres”. Com o objetivo de valorizar e socializar pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte, o evento irá ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021. As submissões de trabalho devem ser enviadas até 25 de agosto de 2021, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os eventos casados - realizados pelo Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA)- demarcam um diferencial para a região, em razão de serem destinados, prioritariamente, à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e da pós-graduação.

“No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da jornada e do colóquio como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes.Trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas; a patrimonialização de bens culturais imateriais; a construção de identidades musicais; o desenvolvimento do turismo cultural; a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias; entre outras que tocam o desenvolvimento do estado paraense, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social”, explica a professora Liliam Barros.

A programação irá ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2021 e contará com uma conferência, mesas-redondas, comunicações orais, apresentações musicais de práticas musicais paraenses e uma roda de conversa com mestres de práticas musicais paraenses. O debate da temática ocorrerá com base em vivências e experiências locais, promovendo trocas de saberes sobre o fazer musical local e a sua importância, além de abordar questões sobre ações e a socialização dos conhecimentos com a comunidade. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a jornada vai se dar em ambiente virtual, com transmissão no formato de lives, pelo canal  do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA no YouTube. Durante toda a programação, o público poderá interagir simultaneamente pela área de comentários dos vídeos no YouTube, e, de forma sincronizada, via Google Meet.

A organização do evento é resultado de uma cooperação interinstitucional que conta com a participação do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e do Grupo de Estudos Musicais do Pará (GEMPA), da UFPA; e do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da UEPA.

Submissão de trabalhos - Discentes, professores e pesquisadores podem submeter trabalhos desde que sejam inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) e abordem a Etnomusicologia e áreas afins. São aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês. A submissão deve ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 25 de agosto de 2021.

Após o aceite, o candidato terá que enviar um vídeo de apresentação de quinze minutos, contendo identificação do tema aceito e dos autores da obra. As apresentações serão disponibilizadas no canal do YouTube no primeiro dia do evento. As comunicações serão subdivididas e organizadas em sessões a serem divulgadas previamente, após o período de avaliação.

Vll Jornada de Etnomusicologia e o VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia

Data: 26, 27 e 28 de outubro de 2021

Público-Alvo: discentes, professores e pesquisadores da área e afins.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação