Página inicial > Ultimas Notícias > 4º ciclo do Mapeamento de Competências fornece subsídio para a melhoria da gestão na universidade

• Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 14h44

MAPEC RELATÓRIO ufpa

O relatório do 4º Ciclo do Mapeamento de Competências (Mapec) já está disponível no site da Progep. No documento, consta a relação das competências transversais e específicas mapeadas e validadas pela UFPA, no período de 2019 a 2020. Esse material representa um importante subsídio para os processos decisórios de gestão de pessoas e para o alcance dos objetivos estratégicos da Instituição.

O 4º Ciclo do Mapec foi realizado em duas etapas. A primeira ocorreu no período de junho a agosto de 2019 e abarcou 20 oficinas, que tiveram a participação de representantes de todos os campi e foram destinadas ao levantamento e à validação das competências requeridas pela UFPA. Na segunda etapa, a lista de competências mapeadas durante as oficinas pôde ser avaliada individualmente pelos servidores das unidades, por meio de consulta realizada pelo Sistema de Gestão de Competências Sistema Gestcom, no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Entre os principais resultados obtidos com o 4º Ciclo do Mapec está a reavaliação das competências transversais mapeadas no ciclo anterior, as quais são comuns a toda a universidade e totalizam 27 competências, divididas nas categorias pessoais, administrativas e gerenciais. Também foi possível ampliar o rol de competências específicas, que são aquelas requeridas para o desempenho de atividades típicas de determinadas áreas da organização, as quais ficaram em  379 competências, distribuídas em 16 categorias.

“Os resultados obtidos oferecem insumos relevantes para diversos subsistemas de gestão de pessoas. Até então, os ciclos iniciais vinham provendo especialmente necessidades da área de desenvolvimento de servidores. A partir dos resultados deste 4° Ciclo, será possível realizar incrementos nos processos de seleção e movimentação de pessoal, identificar perfis de competência por cargo ou área de atuação, bem como atender, por meio da capacitação, competências mais específicas antes não atendidas. No mais, o diagnóstico possibilita o aperfeiçoamento de ações estratégicas por meio da melhor adequação das competências dos servidores às necessidades da UFPA. A conclusão de mais um ciclo deste trabalho corresponde ao compromisso da UFPA com a valorização e o desenvolvimento dos servidores e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, afirma o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana.

Para mais detalhes, confira o infográfico e a lista completa das competências mapeadas.

Mapec - O Mapeamento de Competências é um trabalho iniciado na Universidade, em 2011, por iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom), que compreende o esforço da Universidade em adotar práticas de gestão que priorizem a valorização e o desenvolvimento dos servidores, visando ao alinhamento estratégico necessário para o alcance da missão e dos objetivos da Instituição

A diretora de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit/Progep), Giselle Marques, explica que o diagnóstico fornecido pelo Mapec é utilizado como um dos insumos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). “Juntamente com a avaliação de desempenho, o Mapec traz dados que possibilitam a oferta de capacitações mais alinhadas às necessidades institucionais”, esclarece.

Outras informações sobre o Mapec e todos os ciclos já implementados podem ser conferidas no site da Progep. Veja também o vídeo de apresentação do Mapec aqui.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA