Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast promove a difusão de conhecimento para quem se interessa pela área de informática

• Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 10h08

FACOMP Portal

Com a rotina corrida, muitas vezes não sobra tempo suficiente para fazer pesquisas na internet ou ler um livro sobre temas de interesse. Para facilitar essa aquisição de conhecimento, especialmente para aqueles interessados em assuntos relacionados à produção científica relacionada à computação, os alunos e os professores da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (FACOMP-UFPA) criaram o Projeto de Extensão FacompCast - um podcast que traz acessibilidade e difusão de conhecimento a quem se interessa pela área.

O podcast é uma mídia digital em áudio, como se fosse um rádio, mas funciona de forma on-line. Como trabalha com conteúdo totalmente em áudio, esse tipo de mídia pode ser consumido em qualquer lugar, com o auxílio de um celular ou computador, enquanto o ouvinte realiza outras atividades cotidianas. Para facilitar ainda mais, os episódios também podem ser baixados para ouvir quando não se tem internet.

“O uso das plataformas digitais para a divulgação científica é de extrema importância, dado o contexto em que vivemos, seja pelas investidas em descrédito na ciência, seja pela mentalidade de que a universidade não seja para todos”, explica o professor Victor Hugo Santiago, coordenador e idealizador do projeto.

O FacompCast surgiu da percepção do consumo crescente de podcasts, potencializada com o isolamento social durante a pandemia da Covid-19 e da necessidade de divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão. Os temas são abordados em uma linguagem acessível para que o conhecimento compartilhado alcance não só os estudantes da área da computação, mas também a comunidade de forma geral.

“Boa parte da população, talvez por falta de acesso às informações, desconhecem o nível de excelência das produções científicas da universidade pública brasileira, em específico os resultados da UFPA, e o quanto que os projetos de extensão da faculdade podem ser uma oportunidade para se interessar por uma área, ingressar em um curso superior e mudar o futuro”, ressalta Victor Hugo Santiago.

FacompCast - Para a gravação dos episódios, foi feito um levantamento dos projetos mais relevantes que a Facomp tem e uma pesquisa sobre temas que interessam à comunidade universitária. Atualmente, o FacompCast possui cinco episódios disponíveis para acesso em duas plataformas (Spotify e Anchor), que tratam sobre projetos de extensão, linhas de pesquisa, artigos científicos premiados na área de computação, experiências de egressos na indústria ou na carreira acadêmica, além de contar com a participação de convidados especiais que são referências em empresas de tecnologia.

Para Jonathas Andrade, bolsista do projeto, “cada episódio é uma experiência gratificante, pois posso conversar com pessoas incríveis e inspiradoras. Fico feliz em ver a dimensão que o projeto tem tomado e espero que consigamos contribuir significativamente com a comunidade científica, além de cumprir nossa missão de propagar o conhecimento e as pesquisas realizadas dentro da UFPA”.

Para conhecer um pouco mais sobre o conteúdo compartilhado pelo projeto, acesse os episódios no Spotify e no Anchor.

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação