Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Ciência Política promove capacitação para a criação de bancos de dados
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política promove capacitação para a criação de bancos de dados

  • Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 10h20

Padrão Banco de dados

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), da Universidade Federal do Pará, irá realizar o curso "Como Navegar no Oceano de Informação: introdução à criação de bancos de dados em Ciências Sociais", de 27 a 31 de julho, das 19h às 21h. O curso, que será realizado no formato on-line, tem o objetivo de capacitar os participantes para que possam criar bancos de dados consistentes e eficientes de uma forma simples e prática.

A temática escolhida para o curso visa explicar como organizar informações na estrutura mais consistente que existe, o banco de dados multidimensional, e vai se elaborar em torno do modelo de banco de dados relacional, considerado o padrão ouro de organização de dados nas últimas quatro décadas. Segundo o professor Murilo Junqueira, coordenador do evento, este é conhecimento útil para todos que lidam com pesquisa, inclusive para pesquisa qualitativa. 

‘’A sociedade atual produz dados como nunca na humanidade. Porém, se os dados não estiverem devidamente organizados, eles não se transformam em informações e não podem gerar valor, tanto para valor de pesquisa quanto para valor comercial. Este curso visa introduzir jovens pesquisadores nos primeiros passos da organização e sistematização de dados. Iremos ensinar os alunos a 'traduzir' fenômenos reais, principalmente fenômenos sociais, em uma estrutura consistente de dados. Apesar de o tema ser fundamental para quem utiliza metodologias quantitativas, o curso é útil para todos que lidam com pesquisa, inclusive os que utilizam métodos qualitativos”, explica Murilo Junqueira.

O curso é aberto para todos que tenham interesse em pesquisa ou montagem de banco de dados, porém é recomendado que os participantes tenham conhecimento básico de Excel, uma vez que este será o software usado nas aulas, que serão transmitidas pelas Plataformas YouTube e Google Form. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo formulário on-line, até o dia 26 de julho. 

Sobre o curso - Organizado pelo professor Murilo Junqueira, do PPGCP/UFPA, o curso foi criado originalmente para seu próprio grupo de pesquisa, mas, em virtude do interesse de outros membros da comunidade acadêmica, o professor resolveu disponibilizá-lo para todos que tenham algum interesse em conhecer mais sobre o tema. 

‘‘A organização dos dados também é útil em atividades administrativas e mesmo na organização pessoal. Sempre que se tem que lidar com uma grande quantidade de informação, é preciso criar uma estrutura consistente para organizá-la, e todos os conceitos de pesquisa ficam mais fáceis depois de dominar esses conceitos básicos”, ressalta o professor.

A metodologia do curso contará com aulas expositivas e exercícios teóricos para consolidar os conceitos, além de exercícios práticos de organização de dados. Haverá, ainda, a possibilidade de interação com o professor para o esclarecimento de dúvidas daqueles que estiverem assistindo à aula ao vivo e certificação para aqueles que realizarem os exercícios. 

Serviço:

Como Navegar no Oceano de Informação: introdução à criação de bancos de dados em Ciências Sociais

Data: 27 a 31 de julho

Horário: 19h às 21h

Inscrição: gratuita, por meio do formulário on-line, até o dia 26 de julho

Plataforma: YouTube e Google Form (Após a data de gravação das aulas, curso ficará disponível por mais três semanas)

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página