Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio

• Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 16h28

PIBIC EM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulgou o edital de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM). As bolsas ofertadas neste edital estão vinculadas aos subprogramas: Pibic-EM/CNPq, Pibic-EM/UFPA - Ações Afirmativas e Pibic-EM/UFPA - Ensino Técnico. O objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes do ensino médio regular ou de cursos de educação profissional de escolas do Pará. A submissão de propostas pode ser feita via SIGAA, até o dia 9 de agosto de 2021.

Podem submeter projetos docentes e técnicos doutores do quadro permanente ou de mestre (no caso dos subprogramas PIBIC-EM/UFPA-Ações Afirmativas e PIBIC/UFPA-Ensino Técnico), professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Progep, desde que possuam projetos aprovados em suas respectivas unidades e atuem na pós-graduação stricto sensu. Além disso, para pleitear as cotas do subprograma Pibic-EM/UFPA-Ações Afirmativas, o pesquisador deverá estar lotado na Escola de Aplicação, enquanto para concorrer às cotas do subprograma Pibic-EM/UFPA-Ensino Técnico, o pesquisador deve ser lotado na Escola de Música ou na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Por sua vez, as bolsas para o subprograma Pibic-EM/CNPQ só podem ser solicitadas por pesquisadores com o título de doutor.

Para garantir a participação, o orientador deve seguir, ainda, todas as normas do Edital ao cadastrar o projeto de pesquisa no SIGAA, o que inclui escolher o subprograma ao qual irá submeter o projeto, solicitar as cotas de bolsas, cadastrar os planos de trabalho, anexar e validar a produção científica do pesquisador no SIGAA e estar atento aos prazos de cada etapa dispostos no Edital

Critérios para inscrição de bolsistas –  Cada subprograma possui um público específico. No subprograma Pibic/EM-CNPq, podem ser contemplados estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas. Já no caso do subprograma Pibic-EM/UFPA-Ações Afirmativas, podem participar apenas estudantes do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA, étnica e racialmente diferenciado (indígena ou quilombola), negro (preto ou pardo) e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme registro na Secretaria Acadêmica da EAUFPA. Por fim, para o subprograma Pibic-EM/UFPA-Ensino Técnico, são aceitos alunos dos cursos de educação profissional da Escola de Música ou da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Como compromisso, os bolsistas devem fazer referência a sua condição de bolsista do programa nas publicações e nos trabalhos apresentados, devem elaborar e apresentar, juntamente com seu orientador, relatório final, contendo as atividades desenvolvidas no período de doze meses de bolsa, além de ser imprescindível a manutenção do currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

Para o subprograma Pibic-EM/CNPq, serão ofertadas 30 (trinta) bolsas no valor de R$100; para o Pibic-EM/UFPA - Ações Afirmativas, são 30 (trinta) bolsas disponíveis, também no valor de R$100; e para o Pibic-EM/UFPA - Ensino Técnico, são 20 (vinte) bolsas no valor de R$ 400.  Todas as bolsas terão vigência de setembro de 2021 a agosto de 2022.

Inscrições: até o dia 9 de agosto de 2021

Inscrição pelo site do Sigaa