Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de 65 cursos da UFPA participarão do Enade 2021
Início do conteúdo da página

Estudantes de 65 cursos da UFPA participarão do Enade 2021

  • Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 13h01

Enade 2021

Estudantes de 65 cursos da Universidade Federal do Pará deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2021 (Enade 2021). O exame visa avaliar os discentes do ensino superior no que se refere à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujos resultados são utilizados para composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que entra no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), importantes indicadores de avaliação das universidades. Os dados do Enade têm sido estratégicos para o diagnóstico do ensino superior brasileiro e subsidiam a gestão acadêmica das universidades como fonte de dados da avaliação dos cursos de graduação.

Para os estudantes, o Enade é um componente curricular obrigatório, que constará no histórico escolar. A participação consciente e comprometida dos estudantes contribui para a elevação da nota do curso e da instituição, o que pode valorizar o diploma e, consequentemente, ampliar a empregabilidade no mercado de trabalho.

No Enade 2021, deverão participar estudantes ingressantes e concluintes dos cursos das áreas do Ciclo Avaliativo II, ou seja, das licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática, Música, Pedagogia e Química; e dos bacharelados em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Química, Sistemas de Informação. Cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), ofertados pelo PARFOR também deverão participar do Enade 2021.

Estudantes habilitados - A inscrição dos estudantes ao Exame será realizada pelas coordenações dos cursos. Estarão habilitados à inscrição e deverão participar do processo os estudantes ingressantes em 2021, regularmente matriculados e que tenham cumprido até 25% do total da carga horária do seu curso até 29 de agosto de 2021. Ou seja, calouros matriculados que ainda estão cursando o primeiro período letivo estão aptos a realizar a prova.

Além de ingressantes, também deverão ser inscritos os estudantes concluintes que integralizaram 100% da carga horária do curso, mas não colarão grau até 29 de agosto de 2021; os estudantes que já cumpriram 75% da carga horária e cursarão os últimos blocos do curso até julho de 2022; e ainda estudantes que cumpriram menos de 75% da carga horária, mas têm chance de integralizar o curso até julho de 2022.

Composição do Exame - O Enade é composto por quatro instrumentos avaliativos. Um deles é o questionário do estudante (QE), aplicado em formato on-line apenas para os estudantes concluintes. O questionário contém 68 questões, envolvendo campos sobre o perfil socioeconômico do estudante e perguntas sobre a percepção dos discentes acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional.

Outro instrumento que compõe o Enade é a prova presencial, que é obrigatória para os estudantes habilitados que são concluintes. A prova é composta em 25% por questões de formação geral (duas questões discursivas e oito objetivas) e 75% por questões do componente específico do curso (três questões discursivas e 27 objetivas). Após a prova, o estudante também precisa preencher um questionário de percepção sobre a prova, contendo nove questões.

Os coordenadores de curso ainda são responsáveis pelo preenchimento de um questionário on-line de fundamental importância para a avaliação do curso.

Cronograma - Os coordenadores de curso deverão inscrever os estudantes habilitados até o dia 08 de agosto, podendo realizar ajustes até o dia 29 de agosto; e deverão preencher o questionário da coordenação no período de 16 a 26 de novembro de 2021. Os estudantes concluintes precisarão fazer seu cadastro no sistema Enade de 19 de agosto a 13 de novembro, podendo solicitar atendimento especializado na prova até 03 de setembro. O questionário do Estudante estará disponível no sistema para preenchimento dos concluintes do dia 30 de agosto até o dia 13 de novembro de 2021. A informação dos locais de prova será liberada a partir do dia 1o de novembro e a prova presencial ocorrerá no dia 14 de novembro de 2021.

Orientações - Com vistas a orientar os coordenadores de cursos, foi realizado o Webnário Enade 2021 nos últimos dias 22 e 26 de julho, com a participação de coordenadores de cursos sediados em Belém e nos demais campi. O evento foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Diden/Proeg), pela Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diavi/Proplan) e pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFPA, com a participação do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC).

No Webnário, foram apresentadas as principais diretrizes e informações sobre o Enade 2021, de modo a sensibilizar os coordenadores de cursos quanto à importância do Exame e orientar quanto às responsabilidades desses agentes no processo.

A professora Sheila Vilhena, diretora da Diden/Proeg e a professora Lúcia Harada, diretora da Diavi/Proplan e presidente da CPA/UFPA, destacaram em suas apresentações a importância de mobilizar as comunidades dos cursos, professores e estudantes, em atividades formativas sobre o Enade, esclarecendo dúvidas, orientando sobre o preenchimento dos instrumentos avaliativos e monitorando a realização das atividades obrigatórias aos discentes.

Reforçaram também como é estratégico o uso dos relatórios de resultados do Enade para avaliação do curso e permanente reflexão sobre as necessidades de mudanças e adaptações nos projetos pedagógicos dos cursos para alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Serviço:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Edital n. 36/2021 – MEC/INEP

Regulamento (Portaria n. 494/2021 – MEC)

Informações e orientações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página