Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação oferece curso para interessados em desenvolver pesquisas na área de Ciência Política

• Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h10

Curso Ciencia Politica

Com o propósito de explicar quais os passos básicos de um projeto de pesquisa em Ciência Política para capacitar os interessados em cursar uma pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), da Universidade Federal do Pará, promoverá o curso "Projeto de Pesquisa em Ciência Politica", de 3 a 7 de agosto, das 19h às 21h. O curso será inteiramente on-line, gratuito e contará com certificação.

A temática escolhida para a capacitação é voltada aos estudantes dos últimos anos da graduação, que pensam em seguir carreira em Ciência Política e pretendem desenvolver pesquisas nesta área. Os principais pontos abordados durante o curso serão: conhecimento e epistemologia das Ciências Sociais; definição do objeto de pesquisa: tema, questões e hipóteses; metodologia de pesquisa (quantitativa, qualitativa e mista); revisão bibliográfica; e seleção de pós-graduação.

‘‘Atualmente, o conhecimento de pesquisa em Ciência Política é muito restrito a um pequeno grupo de estudantes que fazem iniciação científica. Porém, percebemos em nosso Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-UFPA) que existe um amplo interesse na área, inclusive por formandos fora das ciências sociais. Assim, esse curso poderá ajudar a todos que tem interesse em se tornarem pesquisadores na área’’, explica o professor Murilo Junqueira, do PPGCP/UFPA.

A metodologia do curso contará com aulas expositivas e exercícios teóricos para consolidar os conceitos, além de exercícios práticos de organização de dados. Haverá, ainda, a possibilidade de interação com o professor para o esclarecimento de dúvidas daqueles que estiverem assistindo à aula ao vivo. A transmissão das aulas será pela plataforma YouTube e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente, pelo formulário on-line, até o dia 2 de agosto. Para obter um melhor resultado durante as aulas, é recomendado que os participantes do curso possuam conhecimento básico em ciências humanas (em qualquer subárea).

Projeto de Pesquisa em Ciência Política

Data: 3 a 7 de agosto

Inscrição: gratuita, por meio do  formulário on-line, até o dia 2 de agosto

Plataforma: YouTube e Google Form (Após a data de gravação das aulas, curso ficará disponível por mais três semanas)